Praia Grande realiza Semana da Consciência Negra com atividades culturais

Evento acontece de 19 a 21 de novembro no PDA, com o tema “Celebrar é Resistir”

Celebrar é Resistir. Com essa frase como tema, a Prefeitura de Praia  Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a Semana  da Consciência Negra, de 19 a 21 de novembro, no Palácio das Artes. O  evento tem a participação do COMPIR (Conselho Municipal da Promoção da  Igualdade Racial) e contará com palestras, apresentações musicais,  dança e outras manifestações artísticas. A entrada e o estacionamento  são gratuitos.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro,  data escolhida para homenagear Zumbi, líder do Quilombo de Palmares,  que morreu neste dia no ano de 1695. O tema Celebrar é Resistir faz  alusão à luta contra o racismo por meio da valorização da cultura  afro-brasileira. “As atividades oferecidas têm o intuito de combater  estereótipos e preconceitos, mostrando um pouco da riqueza de nossa  cultura, que possui fortes influências africanas”, afirma o secretário  de Cultura e Turismo Mauricio Petiz.

Hip Hop, literatura, palestras e apresentações musicais fazem parte da  programação da Semana da Consciência Negra de Praia Grande. A cultura  Hip Hop será representada por apresentações livres de dança, além de  competições e batalhas. Uma Feira de Economia Criativa terá espaço no  Salão de Eventos do Palácio das Artes, voltada para produtos que  promovem a cultura afro-brasileira. Na literatura, a atração será o  Beco Literário, área destinada a exposição de livros e presença de  autores do segmento.

O projeto Música no Hall, que acontece todos os finais de semana no  hall de entrada do Palácio das Artes, fará parte da programação, com  atrações musicais em apresentações de samba. No Teatro Serafim  Gonzalez, a apresentação de Afoxé e a participação da bateria da  Escola de Samba Grêmio Recreativo Guaratude prometem levar muita  alegria ao público.

“Preparamos uma programação muito especial, partindo da temática  ‘Celebrar é Resistir’. Essa cultura de resistência fortalece ainda  mais as campanhas antirracismo, além de fomentar discussões  importantes sobre o tema”, explica Petiz, destacando a participação do  COMPIR no evento. “O apoio do Conselho foi fundamental para a  elaboração do evento. Todo o trabalho que vem sendo realizado será  refletido nessas atividades, apresentando as manifestações culturais  como símbolo da luta contra o racismo”.

A Semana da Consciência Negra de Praia Grande acontece de 19 a 21 de  novembro, no Complexo Cultural Palácio das Artes, na Av. Pres. Costa e  Silva, 1.600, com entrada gratuita. A programação completa será  divulgada nos próximos dias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*