Praia Grande participa de reunião da Frente Nacional de Prefeitos sobre recursos para o transporte

Linha 98 JP funciona no local, das 6h30 às 18 horas

Para debater detalhes da lei que deve instituir o financiamento da  gratuidade de idosos, após votação e sanção da Câmara dos Deputados, a  Prefeitura de Praia Grande participou de reunião promovida pela Frente  Nacional de Prefeitos (FNP) realizada de forma  virtual. Esteve presente no encontro o secretário municipal de  Transportes, Leandro Avelino. A reunião contou com discussões sobre as  especificidades do fundo de transporte público coletivo, previsto no  PL 4.392/2021.

Mais de cem pessoas participaram do encontro, entre secretários de  mobilidade urbana, fazenda e finanças, além de procuradores municipais  de todas as regiões. E para acessar esses futuros recursos, que serão  repassados aos municípios de forma proporcional a sua população de  idosos, será necessário que um fundo esteja estabelecido. Para que as  cidades aptas a receberem o repasse possam fazê-lo o mais rapidamente  possível, a FNP ofereceu apoio de sua assessoria jurídica.

De acordo com a redação do PL 4392/2021, o Programa Nacional de  Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI) seria  financiado pelo Governo Federal. Pelo texto, os recursos, provenientes  dos royalties do petróleo, seriam repassados diretamente aos  municípios. O PL 4392/2021 foi aprovado por unanimidade no Senado  Federal, no dia 16 de fevereiro. Agora, aguarda votação do  requerimento de urgência na Câmara dos Deputados.

O secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, destacou  que o Município defende que esse recurso seja aportado no sistema como  um todo. “Até porque a base de cálculo não vai ser a quantidade de  idosos que utilizam o sistema de cada cidade, mas são baseados nos  dados do IBGE de 2021, se nada for alterado durante o processo de  votação na Câmara. Será um recurso muito importante para a área”,  finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*