Praia Grande mantém importantes parcerias com as polícias Militar e Civil

Pouca gente sabe, mas Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, além  de dentista, era militar. Por este motivo, a data de sua execução, 21  de abril, foi escolhida também para homenagear as polícias Militar e  Civil. Em Praia Grande, as duas instituições ganham destaque por meio  de importantes parcerias com a Administração Municipal, que investe ao  longo dos anos na área de Segurança Pública.

As parcerias vão desde a realização de forças-tarefa com a Guarda  Civil Municipal (GCM) até o aparelhamento das equipes com a doação de  viaturas e construção de prédios como delegacias. A sintonia com as  corporações e a troca de informações são constantes e fundamentais.

Com a Polícia Militar, um dos principais investimentos foi na sede do  45º Batalhão de Polícia Militar (45º BPM-I), localizado atualmente na  Avenida Ayrton Sena, logo na entrada da Cidade. Porém, a primeira sede  da corporação na Cidade funcionava em um terreno cedido pela  Administração Pública no Bairro Ocian. A sede atual foi construída por  meio de parceria com a iniciativa privada, mas com importante  participação da Prefeitura, que realizou as obras de infraestrutura  nas áreas internas de dois pavimentos do edifício.

Outro destaque relacionado à PM é a Operação Verão. Por meio de  convênio firmado no início da década de 90, a Prefeitura arca com as  despesas de hospedagem e alimentação dos policiais militares que são  deslocados de outras cidades do Estado para Praia Grande, durante a  temporada de verão. Somente na última temporada, foram cerca de 500  policiais reforçando a segurança da Cidade. Nas praias também tem  parceria com a Prefeitura, que contrata guarda-vidas temporários para  reforçar a segurança de banhistas.

As sedes do Grupamento de Bombeiros, no Bairro Caiçara (loteamento  Paquetá), e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), no Bairro  Mirim, também passaram por reformas graças à Administração Municipal.  Há ainda convênios que viabilizam o custeio de contas de consumo  (água, luz) e combustível, além das refeições das equipes de plantão.

Já com relação à Polícia Civil, há anos a Administração Municipal é  responsável pela locação dos imóveis onde funcionavam o 1º e 2º DPs  (hoje 2º e 3º DPs) e também foi a Prefeitura que realizou o projeto e  a execução da nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no  Boqueirão.

Outra grande novidade na Cidade também ligada à Polícia Civil foi a  recente implantação da Delegacia Seccional de Praia Grande e da  Central de Polícia Judiciária (CPJ), abrigadas em um complexo de  segurança no Bairro Ocian, cujas obras também foram realizadas pela  Administração Municipal.

Em março deste ano foi assinado o contrato de execução da reforma do  1º DP de Praia Grande (antiga Delegacia Sede), localizado no Bairro  Tupi, e anunciada a instalação do Departamento Estadual de  Investigações Criminais (Deic) na Cidade, que contará inclusive com um  centro de treinamento para os policiais, aprimorando ainda mais a  segurança da Cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*