Praia Grande discute ações para iniciar a realização das cirurgias ambulatoriais  no PS Central

Estrutura permitirá reduzir tempo de espera para determinados procedimentos

A Prefeitura de Praia Grande segue trabalhando de maneira intensa para  aprimorar o atendimento na área da Saúde e ampliar o acesso à  população. Uma reunião nesta sexta-feira (17) definiu uma série de  ações para começar em breve a realização de cirurgias ambulatoriais no  novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina. Participaram do  encontro membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município e  da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),  gestora do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

Inaugurado em janeiro, o Pronto-Socorro Central tem uma infraestrutura  invejável, com equipamentos modernos para o atendimento de Urgência e  Emergência. Porém, um diferencial da unidade está nas duas salas de  cirurgia para procedimentos ambulatoriais. Tratam-se de cirurgias que  podem ser feitas sem a necessidade de longas internações. Desta forma,  o paciente dá entrada no equipamento, passa pelo procedimento e é  liberado no mesmo dia.

Esse tipo de estrutura oferece maior agilidade no atendimento e  contribui para a diminuição do tempo de espera para inúmeros  procedimentos, que normalmente dependem de vagas do Governo do Estado.

“Nós alinhamos os fluxos finais para a gente iniciar as cirurgias de  nível hospital dia, onde o paciente, que hoje está aguardando na  Atenção Primária, possa ser atendido de forma mais ágil. Os pacientes  vão internar, realizar o procedimento e receber alta no mesmo dia,  numa parceria da equipe da Especialidades da Sesap junto com os  profissionais da SPDM”, destaca o diretor técnico do Complexo  Hospitalar Irmã Dulce, Amer Khatib.

De acordo com o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber  Suckow Nogueira, a realização desses procedimentos ambulatoriais no PS  Central é mais um passo visando a melhoria do acesso à população e a  utilização mais adequada de toda a rede municipal de saúde.

“Esse processo vai organizar melhor toda a nossa rede, que funcionará  cada vez mais integrada. Nós também estamos organizando para que  alguns procedimentos sejam feitos na própria Unidade de Saúde da  Família (Usafa), sob gestão do nosso Complexo Regulador. Agora vamos  fazer uma qualificação dessas filas de espera para garantir que o  paciente chegue no centro cirúrgico e já passe pelos procedimentos  necessários. Com isso, vamos dar muito mais acesso à população aos  procedimentos e utilizar de forma mais adequada toda a rede disponível  aqui em Praia Grande”, afirma Nogueira.

O novo Pronto-Socorro Central, que fica  localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 1.491, no Bairro  Guilhermina, atende urgências e emergências todos os dias da semana,  24 horas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*