Praia Grande amplia vacinação contra gripe para toda a população acima  de seis meses de idade

Cemas estará aberto no sábado (13), das 9 às 15 horas, para imunizar a população

A partir deste sábado (20), Praia Grande amplia a vacinação contra a  gripe para a população geral acima dos seis meses de idade. O  imunizante estará disponível neste fim de semana, das 9 às 15 horas,  no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé  de Souza, 1.313, Bairro Aviação). Na segunda-feira (22), a aplicação  da vacina segue nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 9 às  16 horas.

Para receber a vacina contra a gripe, é necessário levar documento  oficial com foto e carteira de vacinação. A ampliação do público  atende à determinação do Ministério da Saúde e tem como objetivo  reduzir as complicações decorrentes da doença. A vacinação contra a  gripe possibilita também a queda nas internações e na mortalidade  decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três  tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. A  composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização  Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de  laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.

Covid-19 – Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia  Grande, é possível receber a vacina contra a influenza junto com o  imunizante que combate a covid-19, não tendo necessidade de intervalo  entre as vacinas. O Cemas mantém disponível durante todo o fim de  semana as vacinas contra a covid-19.  Confira abaixo as doses  indicadas para todas as faixas etárias:

– 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;

– 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;

– 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;

– 1º reforço para crianças de 3 e 4 anos que receberam duas doses de  Coronavac;

– 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre  12 e 17 anos;

– 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;

– Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos, indivíduos com  comorbidades, deficiência e imunossuprimidos maiores de 12 anos e  gestantes e puérperas acima de 12 anos.

Outras vacinas – Também continuam à disposição dos munícipes os  imunizantes contra a meningite e HPV, além das demais vacinas de  rotina do calendário anual de vacinação (como poliomielite, sarampo,  hepatite) e que são fundamentais para o pleno desenvolvimento das  crianças e adolescentes.

A vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano,  que pode causar câncer) é destinada atualmente para quem tem de 9 a 14  anos.

No caso da meningite, a vacinação segue destinada ao público de  crianças menores de 5 anos. Já a vacina meningocócica ACWY continua  sendo ofertada para quem tem 11 e 12 anos e, até junho de 2023, também  para adolescentes de 13 e 14 anos, conforme orientação do Ministério  da Saúde.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*