Porto Hack Santos 2022 traz inclusão sociodigital para mulheres e foco em soluções portuárias

Evento, organizado pelo Instituto AmiGU e ABTRA, acontece nos dias 30 e 31 de julho. Participantes que se destacarem recebem prêmio em dinheiro e terão oportunidade de estagiar em empresas de tecnologia e logística. No local, acontece também a Expo Um Porto para o Futuro, com presença de diversas lideranças femininas

Soluções de tecnologia e negócios para otimização dos processos do Porto de Santos, oficinas para pessoas de baixa renda e participação focada em mulheres. Essas são as ações do Porto Hack Santos 2022, maior evento de inovação aberta da Baixada Santista, realizado pelo Instituto AmiGU e ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), que está em sua segunda edição e ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho, no terminal de passageiros do Concais.

O evento, que será presencial, é uma parceria entre a instituição e autoridades do Porto para tornar a comunidade portuária tecnologicamente conectada e criar a melhor jornada de sucesso do cliente. Serão 50 competidores em 10 times e 20 mentores de negócios trabalhando em 35 horas de jornada.

Dentro desse propósito, o Porto Hack Santos formulou dois desafios com base tecnológica: o PCS (Port Community System) e o Comex. O primeiro tem como objetivo desenvolver soluções para a integração entre terminais, recintos alfandegados e, assim, melhorar a performance das ofertas de serviços. No segundo, mulheres desenvolvem novos modelos de negócio de base tecnológica para melhorar a jornada de sucesso do cliente ao Porto.

O objetivo, conforme comenta o organizador do evento e fundador do Instituto AmiGU, Marco Riveiros, é aumentar a oferta de serviços dos terminais e recintos alfandegados aos seus clientes. A disputa, mentoria e avaliação será feita apenas por mulheres.

“Estamos focando na mulher, porque ela é o pilar para a inclusão digital, pois grande parte dos líderes de famílias de classe média e baixa é uma mulher. Queremos garantir que não só os filhos delas se profissionalizem, mas empoderar as próprias, já que são as provedoras da casa”, ressalta Riveiros.

Os critérios de avaliação serão: adequação ao tema, criatividade, qualidade do desenvolvimento, aplicabilidade e viabilidade da execução. Os competidores vão apresentar a solução no Santos Export em 3 de agosto, e o time vencedor irá levar para casa o prêmio de R$ 25 mil. Além disso, os participantes que se destacarem terão oportunidade de estagiar em empresas de tecnologia e logística da região.

Além dos desafios citados, e ainda com o propósito da inclusão sociodigital de famílias de baixa renda e mulheres na tecnologia, o Porto Hack Santos realizará duas oficinas com foco na inclusão, com um total de 30 participantes.

A Oficina 1 irá selecionar 15 jovens menores aprendizes de baixa renda do CAMPS para criar e demonstrar soluções para os desafios apresentados a eles.

Já a Oficina 2 fará a seleção de 15 alunas da Fatec em situação econômica precária. Elas passarão por um treinamento de CS e CX (Consumer Success e Consumer Experience – Sucesso do Cliente e Experiência do Cliente em português), usando a inteligência artificial para criar Chatbots.

Expo Um Porto para o Futuro

Mas, enquanto é realizada a competição no Porto Hack, acontecerá também, em paralelo, a Expo Um Porto para o Futuro, com palestras, exposições e debates para 1.800 pessoas presentes no local e mais 2.000 que estarão acompanhando de forma virtual.

Serão diversas palestras com lideranças femininas e fortes nomes da área portuária e econômica, como a diretora da ANTAQ Flavia Takafashi e a coordenadora-geral de Gestão de Portos SNPTA-Ministério da Infraestrutura, Fernanda Machado (confira a lista completa de participantes na agenda mais abaixo), debatendo temas ligados a tecnologias exponenciais, aquelas que são capazes de mudar a vida de milhões de pessoas por meio de sua aplicação, entre elas a Inteligência Artificial, 5G, robótica avançada, IOT (Internet Of Things – Internet das Coisas em português), Blockchain e poder computacional.

Conectividade Exponencial é o tema que abre o evento deste ano, com a fundadora do Juicy Hub, Ludmilla Rossi, programado para o sábado (30), e o qual tem como objetivo mostrar inovação social para acolher mulheres na Nova Economia, conectando instituições de classe e líderes de mercado a lideranças sociais. Serão abordados oportunidades, violência, preconceitos e uma rede de apoio jurídico. Participa também do debate Vanessa Keite de Souza, Presidente da ONG Amigos da ZN e Líder de Comunidades.

Ainda no sábado, o painel da tarde é o #PortoHackDelas, reunindo lideranças femininas dos portos de todo o país para construir uma agenda de apoio com iniciativas de inclusão. Essas iniciativas são focadas e direcionadas às mulheres nas áreas de gestão, operação e tecnologia no setor portuário. Neste dia, participam nomes como Flavia Takafashi, diretora da ANTAQ, Carolina Marchioli, VP e fundadora do HUB Mulheres no COMEX, entre outras.

Poucas pessoas conhecem o trabalho desenvolvido pelo Porto além da entrada e saída de navios e recebimento de grãos. Por isso, o painel Um Porto para Todos tem como objetivo abrir as portas do Porto para seu entorno e as cidades, explicando de forma didática as ações, oportunidades e como a sociedade pode se conectar com os portos.

Já no domingo (31), a Expo Um Porto para o Futuro abre com o tema Empregabilidade. Ele irá abordar como conquistar espaço de trabalho na Nova Economia e quais são os caminhos e estratégias, além de conectar essas informações a um networking para os interessados.

A transformação digital é um fenômeno em que as empresas acompanham as mudanças tecnológicas que acontecem com rapidez na sociedade. Por isso, o painel de Transformação Digital irá trazer uma visão de futuro do que a próxima onda de digitalização, a WEB3, deve trazer – e como podemos nos preparar.

No painel de Inclusão Digital, os participantes das oficinas de inclusão digital poderão apresentar os resultados dos trabalhos produzidos. O desafio é criar programas de inclusão com uso de tecnologias acessíveis que ajudem a gerar uma alavanca social.

“Este é um dos maiores eventos portuários e de inovação aberta já desenvolvido em Santos. Queremos proporcionar uma conectividade entre Porto e comunidade no entorno, trazendo soluções que agreguem nos processos portuários. Temos certeza, que esta ação terá uma importância imensurável para a cidade e estamos convidando todas as mulheres da cidade a virem prestigiar os debates”, destaca o fundador do Instituto AmiGu, Marco Riveiros.

Agenda do evento

Sábado (30/7)

12h – Abertura do Hackathon (evento fechado para convidados, inscritos e patrocinadores)

13h30 – Conectividade Exponencial

15h15 – Porto Hack Delas

17h – Porto Para Todos

Domingo (31/7)

10h – Empregabilidade

11h45 – Transformação Digital

14h30 – Inclusão Sociodigital

17h – Final do Hackathon

Palestrantes

30/7 às 13h30 – Painel Conectividade Exponencial

  • Ludmilla Rossi, fundadora do Juicy Hub – mediadora e apresentadora
  • Vanessa Keite de Souza, Presidente da ONG Amigos da ZN e Líder de Comunidades – debatedora

30/7 às 15h15 – Porto Hack Delas

  • Jacqueline Wendpap, diretora executiva do Instituto Praticagem do Brasil – apresentadora
  • Flavia Takafashi, diretora da ANTAQ – debatedora
  • Carolina Marchioli, VP e fundadora do HUB Mulheres no COMEX – debatedora
  • Fabiana Nascimento, primeira operadora de Portêiner do Porto de Santos – DPWorld Santos – debatedora
  • Daria Chestina, ucraniana gerente de Marketing no Terminal de Grãos MMW (parte do grupo Posco International Corporation) no porto de Mykolaiv
  • Fernanda Machado, coordenadora-geral de Gestão de Portos SNPTA – MINFRA – mediadora

30/07 às 17h – Um Porto para Todos

  • Gabriela Heckler, gerente jurídica da EMAP/Porto do Itaqui – debatedora
  • Natalie Nanini, Diretora de jornalismo, apresentadora no Bom dia Cidades e no Porto e Negócios – debatedora
  • Marcelo Falcão, autônomo – debatedor
  • Milena de Castro, gerente de comunicação da ABTRA – mediadora

31/07 às 10h – Empregabilidade

  • Elaine Póvoas, diretora de marketing e alianças na inventCloud – apresentadora
  • Jhenyffer Coutinho, CEO na Se Candidate, Mulher! – debatedora
  • Flavia Marcon, gerente de marketplace do Magazine Luiza – debatedora
  • Michele Junco, CTO B2Mamy – debatedora
  • Tatyane Luncah, educadora de empresas e CEO da agência Grupo Projeto Digital – mediadora

31/07 às 11h45 – Transformação Digital

  • Beatriz Rinn, CIO da Cisa Trading – apresentadora
  • Claudia Marquesani, CIO Petz – palestrante
  • Juliana Rodrigues, gerente de TI da Abtra – debatedora
  • Mônica Gabriella, Group Product Manager – debatedora
  • Angelino Caputo, diretor da Abtra – Mediador

31/07 às 14h30 – Inclusão Sociodigital

  • Jéssica Felix, desenvolvedora Javascript – apresentadora
  • Vanessa Keite de Souza, Presidente da ONG Amigos da ZN e Líder de Comunidades – debatedora
  • Celso Azevedo, COO – I2A2 – Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée – debatedor
  • Leonardo Delfino, CEO da Criando Valor Tecnologia & Inovação – debatedor
  • Antonio Celso, Professor da Fatec São Paulo – debatedor
  • Marco Riveiros, fundador do Instituto AmiGU – mediador

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*