A Prefeitura de Praia Grande recebeu o resultado da Pesquisa de Satisfação do Transporte Público Municipal, realizada em setembro de 2023, e os resultados foram positivos: 89% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o sistema de transporte coletivo pelos ônibus municipais e 79,2% confiam no sistema para realizar seus deslocamentos. Para a pesquisa foram ouvidas 264 pessoas em 8 linhas: 11 PR, 12 CO, 13 TR, 22 ME, 30 JT, 33 MA e 95 CF.
Além disso, ainda de acordo com a pesquisa, a existência de linhas de ônibus que ligam os passageiros aos seus destinos também obteve uma boa nota (7,4). A satisfação geral dos usuários alcançou nota 6,7. As maiores notas também foram atribuídas a: confiabilidade (7,5), forma de pagamento e recarga (7,3), segurança em relação a acidentes de trânsito (7).
Os agentes responsáveis pela aplicação da pesquisa abordavam os usuários dentro dos ônibus e também nos terminais, em três faixas horárias: pico manhã estendido (5h30 às 9h30), entre pico (9h30 às 14h) e pico tarde estendido (18h30 às 00h). Os entrevistados responderam as questões com base em uma escala Likert de 5 pontos, posteriormente essa escala foi convertida em notas de 0 a 10.
A pesquisa também apontou o perfil dos usuários do sistema de transporte da Cidade. A maioria são mulheres com idades entre 25 a 34 anos. A cor/raça que mais se identificam é a parda. O nível de escolaridade é ensino médio completo e possuem como ocupação o cargo de funcionários em empresas privadas. A renda familiar é de 1 a 1,5 salários mínimos. Esses passageiros utilizam os ônibus 5 ou mais dias por semana (inclusive fins de semana) e o motivo principal é o trabalho. Mais da metade dos entrevistados utiliza 2 ônibus para chegar ao seu destino, gastando até 1 hora e meia no trajeto. O horário mais utilizado é entre 7h e 9h da manhã.
De acordo com o secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, a pesquisa é muito importante para o planejamento e a logística das ações que serão realizadas na área. “É essencial entender as demandas para poder sempre oferecer o melhor serviço público a toda a população”, explicou.
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