Peruíbe recebe oficinas gratuitas de artes na tarde de hoje (30)

Projeto “É Hora de Arte” oferece tarde de criatividade, aprendizado e diversão para comunidade

Oferecer oficinas gratuitas de teatro, dança, circo e grafite para crianças de 7 a 12 anos de forma lúdica e criativa. Esse é o projeto “É Hora de Arte”, que já passou por vários estados brasileiros e outros países, e agora retorna novamente para a Baixada Santista, onde o projeto nasceu. Contemplado pelo edital ProAC Nº 32/2021, do governo do Estado de São Paulo, o projeto estará hoje (30) em Peruíbe, no Instituto Colônia Veneza, das 14 às 17 horas. No sábado (28), o projeto esteve em Praia Grande, no Jardim Samambaia.

As atividades funcionarão em sistema de rodízio, com as quatro oficinas realizadas de forma simultânea, permitindo que todos participem de todas as oficinas. Os espaços utilizados para as oficinas serão decorados e ambientados com pisos, banners, barracas e materiais específicos de cada modalidade, ganhando novo visual e muitas cores. Ao final das oficinas, a Cia Tribus fará apresentações de dança. O evento também abordará a conscientização e prevenção contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, como parte da campanha conhecida como Maio Laranja. As ações são abertas para toda comunidade e seu entorno.

O “É Hora de Arte” é desenvolvido pela ONG Companhia de Artes Tribus desde 2009 e já contou com a participação de mais de 50 mil crianças e adolescentes. “O objetivo é promover ações voltadas ao desenvolvimento humano, artístico e social de comunidades em vulnerabilidade social”, explica o coordenador do projeto e diretor da Cia Tribus, Gustavo Rolim. “A faixa etária escolhida, de 7 a 12 anos, corresponde a fase de maior interesse em atividades criativas e lúdicas, tornando-se assim um alvo para difusão e fomento da cultura”, destacou.

Acessibilidade – O projeto possibilita a participação e o acesso das pessoas com deficiências. “Todas as aulas e dinâmicas das modalidades propostas são viáveis, contribuindo significativamente para o processo de inclusão”, enfatizou Rolim. “Algumas deficiências físicas são supridas com a participação efetiva de monitores do projeto em cada oficina”, completou, acrescentando ainda que o evento contará com intérprete de libras, favorecendo a inclusão de pessoas surdas também.

Brasil e Mundo – O projeto “É Hora de Arte” já passou por dezenas de cidades em vários estados brasileiros, além de cidades da Alemanha e do Peru. Em 2010, foi premiado no World Petroleum Congress, em Doha, no Catar, selecionado entre os projetos mais relevantes do mundo apoiados por empresas de Petróleo (devido à então parceria com a Maersk Oil).

Cia Tribus – Organização sem fins lucrativos criada em 2004, a Companhia de Artes Tribus atua nas áreas artística, sociocultural e humanitária. Entre seus projetos de destaque estão o “É Hora de Artes”, o “Pró-Imagem” e o “Gincana Cultural” (apoiados, respectivamente, pelos governos do Estado de São Paulo e de Pernambuco), entre outros. Participou dos Jogos Olímpicos da China 2008 e nas Olimpíadas Rio 2016, na área de entretenimento. Em Praia Grande, atua na área da dança em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Movimento e na música, em parceria com o Instituto Orquestra Arpejo. Na área humanitária, a parceria com organizações internacionais levou a ONG para diferentes países e continentes.

Endereço – O Instituto Colônia Veneza se localiza na Avenida Darcy Fonseca, nº 181, Bairro dos Prados (Peruíbe).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*