
As obras da primeira estação elevatória na Zona Noroeste, em Santos, estão perto de serem finalizadas e mudarão a vida dos moradores da região da divisa com São Vicente. O sistema de comportas servirá de exemplo para que o mesmo trabalho seja realizado em outras cidades da Baixada Santista que sofrem com alagamentos e enchentes. Essa é a proposta do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa para melhorar a vida da população que sofre há anos com esse problema.
“Essa obra inovadora foi projetada durante a minha gestão como prefeito (na cidade de Santos) e vai servir de referência para ser realizada em outras cidades da Baixada, no Estado e até no Brasil para combater as enchentes e alagamentos”, afirma o parlamentar paulista.
De acordo com Paulo Alexandre, o reservatório construído na Estação Elevatória de Canais e Comportas 7 (EECC7) tem capacidade para acumular mais de 4 milhões e trezentos mil litros de água – o equivalente a cerca de três piscinas olímpicas. O escoamento da água será feito para o Rio dos Bugres, por gravidade ou com a ajuda das bombas de sucção em períodos de chuva forte e maré alta.
“A água vai acumular no reservatório e por meio das três bombas, que tem capacidade de vazão de 2 mil litros de água por segundo cada uma, será levada para o Rio. O fim das enchentes contribui diretamente para a melhoria de vida de milhares de pessoas em Santos e São Vicente”, explica Paulo.
Ainda segundo o parlamentar, para contemplar outras cidades ele já está articulando em Brasília para trazer verbas para a Baixada Santista. “Estou trabalhando para trazer recursos do Governo Federal e financiamentos internacionais para viabilizar obras inovadoras, com esse padrão, para todo o Litoral”, conclui.
Faça um comentário