Executivas da Multichef contam desafios do empreendedorismo feminino

Executivas da Multichef contam desafios do empreendedorismo feminino As irmãs Mislene e Lidiane lideram um grupo com mais de 100 colaboradores e batalham diariamente para conciliar vida pessoal e negócios

Como é fazer parte de uma família de mulheres empreendedoras? Para Mislene Lima Brandão Bastos, CCO da Multi Chef; e Lidiane Lima Brandão Bastos, CEO da Multi Chef, não é nada fácil, mas vale a pena.

“Acabamos nos cobrando mais e cobrando uma à outra ainda mais! Apesar disso, a melhor parte é que entendemos as dificuldades uma da outra por estarmos sempre juntas”, conta Mislene.

Quando se trata de empreendedorismo feminino, as irmãs sabem bem do que estão falando. Lidiane é  empreendedora desde 2004. Formada em administração, ela lidera um grupo de 9 empresas em ramos diversificados, contando com mais de 100 colaboradores. Já Mislene é líder de vendas do mesmo grupo de empresas. É contadora de formação e está no mercado desde 2008.

Ambas começaram a empreender com a mãe, Arlete, que atuava na área de embalagens. A partir daí, contam que os horizontes foram se ampliando e passaram a apostar em outras áreas.

“Os obstáculos foram muitos desde o início. Como começamos a nossa vida empreendedora na área de distribuição, onde a maior parte do mercado é masculina, percebemos uma resistência e uma diferença nas tratativas de negócios. Mas entendemos que os desafios existem em qualquer área e segmento; e tentamos sempre dar o nosso melhor”, diz Lidiane.

Um dos maiores desafios enfrentados pelas irmãs, assim como acontece com boa parte das mulheres, é conciliar a vida empreendedora e a vida pessoal.

“Não adianta dizer que é fácil. Na verdade, a gente se questiona o tempo todo, mesmo tendo a certeza de que dará tudo certo. Questionamos o tempo de qualidade com a família, com os amigos, as horas trabalhadas a mais que deveriam ser curtidas fora do ambiente de trabalho, mesmo que sejam em home office”, diz Mislene.

Lidiane reforça que a mulher que é empreendedora costuma trabalhar quase em tempo integral. “A dica que damos é: tire pelo menos alguns dias no ano, mesmo que seja apenas no final de semana, para viajar e se desligar de tudo!”, sugere.

Outra sugestão das irmãs para mulheres que estão começando a empreender é o entendimento de que as dificuldades serão naturais, especialmente no início.

“Sejam fortes. Vai ser difícil no começo, vai haver problemas de agenda. Mas nada é tão recompensador do que você ver as coisas dando certo! Também gostaríamos de ter entendido antes sobre a importância de ter excelentes profissionais ao lado. Hoje sabemos que profissionais medianos não vão nos ajudar a chegar ao topo se é o que queremos. Valorize e cerque-se de ótimos profissionais”, conclui Mislene.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*