Paulo Alexandre Barbosa lança Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá nesta sexta (18)

A solenidade contará com representantes do Governo Federal, Estadual e do setor portuário, além de prefeitos e autoridades da Baixada Santista

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) lança, nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, a Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), no Casa Grande Hotel Resort & Spa (Av. Miguel Estefno, 1001, Enseada – Guarujá). O grupo, que visa colaborar para que este importante projeto saia do papel, foi criado pelo parlamentar, que também presidirá a iniciativa.

Já estão confirmadas as presenças do secretário-executivo de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, André Insper, representando o governador do Estado, Tarcísio de Freitas; do deputado estadual Caio França; dos prefeitos de Santos e Guarujá, Rogério Santos e Válter Suman, respectivamente; do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini; do presidente do Conselho de Desenvolvimento do Guarujá, Heitor Gonzales; e do presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco.

O lançamento da FPLS tem o objetivo de acelerar as tratativas do projeto do túnel, beneficiando milhares de moradores e turistas, além de contribuir para o crescimento da economia da região, já que o projeto ligará as duas margens do Porto de Santos, o maior da América Latina, exterminando a paralisação das atividades portuárias em razão da passagem de balsas e embarcações para a travessia dos munícipes e facilitando o traslado turístico.

Segundo Barbosa, a evolução constante das operações portuárias e o crescimento da população, frota de veículos e turismo local, tornam a intervenção cada vez mais necessária e urgente para garantir a expansão do Porto de Santos, eliminando o gargalo logístico que trava o desenvolvimento econômico regional e do País.

“Através da FPLS, reuniremos os governos Federal, Estadual e as prefeituras dos municípios, colocando todos na mesma mesa para garantir que as diferenças políticas fiquem de lado e que o foco seja totalmente na execução dessa obra”, afirma Paulo Alexandre.

A frente parlamentar foi o primeiro projeto apresentado por Barbosa como deputado federal, e passou pela Mesa Diretora no dia 2 de março, quando obteve 199 assinaturas. Paulo Alexandre conseguiu unir senadores e deputados de diferentes partidos na busca desta melhoria para a Região e para o Porto de Santos, discutida há quase um século.

Mesmo antes do lançamento da FPLS, o parlamentar já vinha trabalhando para que o empreendimento estivesse incluído no novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Governo Federal, iniciativa que se concretizou durante o anúncio do programa, no último dia 11. Pelo Estado, com o qual Barbosa também vinha articulando, o projeto está incluído no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que deve garantir a construção por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A obra está cotada em R$ 5,8 bilhões e deve ser licitada no próximo ano, com previsão de entrega para 2028.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*