Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma. A notícia foi confirmada em um comunicado oficial emitido pelo Vaticano. “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, diz um trecho.

O papa fez sua última aparição neste Domingo de Páscoa (20) para dar a bênção aos milhares de fiéis que estavam presentes na Praça de São Pedro. O pontífice passou quase 40 dias internado após ser diagnosticado com uma pneumonia bilateral. Ele deixou o hospital no final de março e voltou para continuar o tratamento no Vaticano.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, e foi o primeiro papa latino-americano. Se tornou pontífice em 2013, sucedendo Bento XVI, o primeiro papa em seis séculos a renunciar ao cargo. Por mais de 11 anos como papa, Francisco ficou marcado por sua humildade, palavras de ação em favor da luta contra as mudanças climáticas e ao consumismo. Segundo ele, a escolha do nome papal era uma referência a Francisco de Assis, conhecido pela simplicidade e dedicação aos mais pobres. Em 2013, o pontífice escolheu o Brasil como o primeiro destino internacional após assumir o cargo, e esteve no Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude. Francisco também teve uma presença importante na política internacional, intermediando a restauração das relações entre Cuba e EUA e condenando ações violentas na Faixa de Gaza.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*