Palestra para crianças em Santos derruba mitos sobre a longevidade

A importância do entendimento do papel do idoso na sociedade foi apresentada, na manhã desta quarta-feira (28), a 50 alunos da rede municipal de ensino, durante encontro no Centro Cultural da Zona Noroeste (Areia Branca). A atividade faz parte da programação da Rede Educativa para Longevidade, programa da Prefeitura que busca evidenciar o protagonismo do idoso ativo e incentivar a proteção do idoso vulnerável.

Com apresentação de slides e explicações passadas de forma lúdica, as crianças puderam entender o percurso da vida dividida em etapas – como o início e a idade adulta – e a ideia de que é possível comemorar mais um ano sem temer o ‘envelhecimento’. O conceito de etarismo ou idadismo (preconceito em relação à idade) também foi discutido de modo que as crianças pudessem participar, tentando adivinhar o significado da palavra.

No comando da palestra, a assessora especial para Longevidade da Prefeitura, Ana Bianca Ciarlini, explica a importância da conscientização junto ao público infantil. “Quando transmitimos a empatia pelo idoso para essas crianças, elas entendem que, além de respeitá-lo, também chegarão à mesma idade. Com essa compreensão, teremos a certeza que os pequenos se tornarão idosos saudáveis”.

Atento às informações, o estudante Paulo Camargo, 11 anos, captou o recado. “Temos que cuidar dos nossos avós com amor e carinho. Um dia será com a gente”.

Já a colega Manuele dos Santos, 9, levantou a mão durante a discussão para falar sobre experiências da avó, que diz ser ativa e praticante de esportes. Para a aluna do ensino fundamental I, a palestra trouxe conhecimento. “Eu dou muito amor para a vovó e gostei da palestra, achei importante para mim. Vou falar o que aprendi pra ela”.

Ao final, a turma recebeu cartilhas do Programa ‘Santos Viva + saúde para Longevidade’ e o gibi ‘Turma da Longevidade’, com histórias em que os idosos são protagonistas. Segurando os impressos, as crianças e as professoras se juntaram para tirar fotos e gravar vídeos enquanto gritavam em uníssono a frase: “Viva a longevidade”.

Agora, a missão dos alunos será a de converter o conhecimento em manifestações artísticas que, futuramente, no dia 4 de outubro, serão expostas no Teatro Municipal de Santos. O encontro promoverá o contato intergeracional, com grupos de todas as faixas etárias interagindo em um mesmo ambiente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*