Obra de futuros banheiros na orla de Praia Grande contará com métodos modernos e  não destrutivos

No total, serão implantados 18 sanitários públicos no calçadão

Marcada para o mês de março, a licitação para a construção de  sanitários públicos na orla de Praia Grande prevê a construção de 18  unidades, femininas e masculinas, adaptadas para pessoas com  deficiência, que serão distribuídas pelos mais de 22 quilômetros de  praia, do Solemar ao Canto do Forte. O edital já foi publicado e o  trabalho contará com convênio do Departamento de Apoio ao  Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). A obra é um  atendimento a pedidos de munícipes e turistas que utilizam a orla da  Cidade, que vai impactar positivamente o urbanismo e limpeza do local,  ordenando ainda mais a orla da Cidade. Além das 18 unidades, a  licitação contempla também a adequação do piso e instalação de rampas  de acesso no calçadão da orla, em uma obra utilizando métodos modernos  e não destrutivos.

A previsão, caso o edital siga o cronograma sem interferências, é que  as construções sejam iniciadas a partir de abril de 2023. A área de  intervenção total será de 4.134 m². A obra a ser contratada contempla  a construção de 25 novas rampas de acesso à faixa de areia para  pessoas com deficiência, com corrimãos em aço inox, que conta com  maior durabilidade e menor necessidade de manutenções.

Na faixa de rolamento de veículos da Avenida Presidente Castelo Branco  (via da praia) em frente aos futuros sanitários serão realizadas  intervenções através de método não destrutivo, que diminuem  significativamente os danos e transtornos para a população, como  isolamentos de áreas e interdições viárias. Este método será utilizado  para a passagem de cabeamento de dados, energia, além de sistema de  água e esgoto. Com isso, não será necessária qualquer intervenção no  pavimento da avenida.

Em cada um dos 18 sanitários será instalado um painel em LED para a  exibição de informações de interesse público com as dimensões de 2m  por 1,20, que serão protegidos contra vandalismo e intempéries por  vidro temperado de 10 mm.

Cada um dos 18 sanitários contará com a construção de reservatórios de  água superiores e inferiores (sob o solo). As coberturas serão feitas  com telhas termoacústicas, que ajudam a diminuir ruídos, além de  colaborar com o controle de altas temperaturas (há estudos que mostram  que podem reduzir em certo espaço até 30% a temperatura do ambiente  externo).

Nos sanitários serão instaladas 36 catracas eletrônicas, sendo que,  destas, 18 serão para acesso de pessoas com deficiência física. Com  esse controle de acesso via catracas será possível realizar  levantamentos quantitativos para obter relatórios e informações mais  precisas para que possam ser realizadas ações futuras de  melhorias/aprimoramento/ampliação do trabalho.

O piso nos decks onde serão implantados os equipamentos passará por  mudanças. No entorno dos futuros sanitários em alguns casos será  executada a calçada em pedra goiás, em locais em que o calçadão é  revestido em mosaico português o mesmo será substituído pelo  revestimento em pedra goiás.

Toda a questão paisagística e estética dos sanitários seguirá uma  padronização, seguindo uma harmonização com os quiosques particulares  já instalados no calçadão da orla. Com isso, serão instalados painéis  decorativos em ladrilhos hidráulicos com estampa gráfica com paginação  exclusiva. Além disso, será realizada a instalação de parede verde  (com jardim vertical em concreto).

A obra faz parte do plano de governo da prefeita de Praia Grande,  Raquel Chini, que destacou que o projeto vai ao encontro do urbanismo  vislumbrado para a orla da Cidade, seguindo o estilo dos quiosques.  “As construções vão complementar todo o aspecto leve e praiano, um dos  fatores que valoriza ainda mais a orla. Os novos equipamentos públicos  também reforçam a estrutura municipal, estimulando o turismo, geração  de renda e emprego”, explicou.

Atualmente, a orla de Praia Grande conta com banheiros químicos que  foram colocados como medida provisória. Além disso, os novos  restaurantes dispõem de banheiros para que a população os utilize,  mediante o pagamento da taxa de manutenção prevista na licitação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*