No Ministério da Saúde, Mourão defende Centro de Regulação do SAMU em Praia Grande

A cidade, que possui mais de 349 mil habitantes, atualmente é atendida pelos serviços de emergência de saúde de Itanhaém

Durante um encontro no Ministério da Saúde, na última semana, o deputado federal Alberto Mourão (MDB/SP) se reuniu com técnicos do órgão e com o Diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Aristides de Oliveira, para discutir a necessidade de expandir o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Praia Grande.

O deputado ressaltou a importância de adquirir mais ambulâncias para atender a região. Já os técnicos do ministério apresentaram um dado surpreendente: em 13% do território nacional, nenhum serviço do SAMU está disponível. Isso significa que, em situações de emergência, os cidadãos desses locais ficam desassistidos. Ainda mais surpreendente é o fato de que metade dessas áreas sem cobertura do serviço está localizada no Estado de São Paulo.

No entanto, é importante destacar que, apesar de já ter cobertura do SAMU, Praia Grande enfrenta desafios específicos. O centro de regulação das ambulâncias está localizado em Itanhaém, uma cidade mais distante e com cerca de 200 mil habitantes a menos. Isso resulta em atrasos significativos no atendimento aos mais de 349 mil habitantes de Praia Grande.

“Estou dedicando esforços incansáveis para aprimorar o SAMU e os serviços de saúde em Praia Grande e na região da Baixada Santista como um todo. Para isso, é necessário rever as regras e permitir que uma cidade que já possui cobertura do SAMU de outra, mas que enfrenta tempos de espera que colocam vidas em risco, possa estabelecer seu próprio sistema. Isso será benéfico para ambos os municípios”, destacou o parlamentar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*