NASCE A AVIGUA, UM NOVO MOVIMENTO DE CIDADANIA NO GUARUJÁ E VICENTE DE CARVALHO

A cidade que um dia ficou conhecida como a “Pérola do Atlântico” ganha um novo movimento para resgatar sua importância como local de preservação da natureza e incentivar a cidadania e as atividades sustentáveis de seus moradores, além de contribuir para que volte a ser um polo turístico reconhecido no Brasil e Exterior.

A Ação Viva Guarujá e Vicente de Carvalho – AVIGUA é uma iniciativa do engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, que nasce com o apoio de lideranças locais e profissionais engajados no desenvolvimento socioambiental e econômico da região.

O objetivo da AVIGUA é abrir um espaço democrático de atuação em defesa do patrimônio natural, da revitalização urbanística, apoio à geração de renda e emprego e incentivo à atividade turística sustentável.

José Manoel é um ativista histórico em Guarujá, onde viveu durante muitos anos e voltou a residir agora, com a pandemia. Ele esteve à frente da mobilização que ocorreu em torno da reparação dos danos causados pelo vazamento do emissário submarino na cidade.

“Quando aqui vivi, sonhei com uma cidade forte, planejada, inovadora. Agora, com o AVIGUA, estamos retomando esse sonho para alcançarmos conquistas importantes para Guarujá e Vicente de Carvalho”, afirma José Manoel.

A primeira mobilização da AVIGUA é alertar a população e as autoridades para a necessidade de discutir e revisar o Plano Diretor da cidade, a fim de evitar a expansão imobiliária a qualquer custo, em detrimento do patrimônio natural do Guarujá. “Já identificamos uma área no Guaiúba que está sendo alvo de um projeto de condomínios que avança sobre um trecho que deveria ser protegido de edificações”, relata José Manoel.

“Queremos que o Plano Diretor seja uma reafirmação da democracia, não um engessamento burocrático. Vamos combater estrategicamente toda ação que desrespeita e deslegitima frontalmente os princípios democráticos garantidores da presença da população interessada diretamente nesse debate e da sociedade civil de forma mais ampla”, completa.

José Manoel Ferreira Gonçalves é engenheiro, jornalista, advogado, professor doutor, pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, integrante do Engenheiros pela Democracia e presidente da Ferrofrente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*