Mulheres vítimas de agressão são atendidas pelo Ambulatório de Psicologia da Unimes

Inaugurado em agosto, o Ambulatório é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher de Santos e a universidade

O Ambulatório de Psicologia destinado a mulheres vítimas de violência iniciou os atendimentos na última quinta-feira (21), na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Ao todo, 12 vítimas já foram encaminhadas  pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para a triagem.

O tratamento psicológico se estende por alguns meses no Ambulatório, onde são debatidas questões que envolvem a estrutura familiar e a sociedade. Nos atendimentos, as mulheres podem ressignificar as consequências da violência em suas vidas e terem apoio psicológico para que possam retomar o dia a dia com segurança.

Para Abigail Malavasi, coordenadora do curso de Psicologia da Unimes, em um país em que cerca de 26 mulheres são vítimas de agressão física por hora, de acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, há uma alta procura e necessidade social para este serviço. “Na nossa região não há um dado já estruturado, mas há uma grande demanda. A violência atinge diretamente a mulher e sua estrutura familiar, ainda mais durante o processo de recuperação e compreensão do caso”, relata Abigail. 

Inaugurado em agosto juntamente com o lançamento do aplicativo SantosMulher, o ambulatório é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher de Santos e a Unimes.

Para a Pró-Reitora da Universidade, Dra. Elaine Marcilio, é uma satisfação testemunhar os frutos da parceria entre o setor público e privado. “O Ambulatório de Psicologia destinado a mulheres vítimas de violência é um exemplo notável de como a colaboração entre esses setores pode impactar positivamente o bem-estar da população da região. Estamos comprometidos em continuar promovendo iniciativas que deem sentido e contribuam para a segurança e recuperação das mulheres em nossa comunidade”, afirma.

Além do acompanhamento voltado para mulheres vítimas de violência, o atendimento psicológico para o público em geral acontece no Ambulatório da universidade com apoio de uma equipe composta por alunos, professores e coordenadores.

No local, há diversos grupos de apoio, inclusive voltados para mulheres; onde o paciente pode se redescobrir e se empoderar psicologicamente com ajuda de supervisão especializada.

Semana de Psicologia

Nesta semana, a Unimes realiza a VI Semana de Psicologia com o tema “As múltiplas lentes da Psicologia no Mundo Contemporâneo”. Para participar, é necessário se inscrever no  site Unimes. O evento marca a campanha de “Setembro Amarelo” e aborda questões voltadas à área da psicologia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*