Mourão indicado à presidência do Comitê da Bacia  Hidrográfica da Baixada Santista

Reunião do CBH-BS ocorreu na sexta-feira (25), por videochamada

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) realizou a  primeira reunião do ano, referente ao segmento municípios, desta sexta-feira (07), por videochamada, e os representantes da  Baixada Santista indicaram o nome do prefeito de Praia Grande, Alberto  Mourão, para a presidência do comitê na gestão 2025-2027. A eleição e  posse oficial da nova diretoria ocorrerá no dia 31 de março, em local  e horário a serem definidos.

Além da proposta de indicação da presidência do Comitê, a reunião  definiu que o colegiado do segmento municípios do CBH-BS será composto  por representantes dos nove municípios da Baixada Santista, como nos  anos anteriores. O encontro apresentou ainda o acompanhamento do  CBH-BS dos planos municipais de drenagem, que destacou, por exemplo,  que dos planos de drenagem da região, as cidades de Guarujá, Santos,  São Vicente, Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe têm projetos do Fundo  Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) concluídos ou em andamento.

O prefeito Alberto Mourão, que já foi presidente do Comitê de Bacias  Hidrográficas da Baixada Santista por três ocasiões, em 1996, 2003 e  2019, agradeceu a indicação e se colou a disposição para representar o  órgão e ser um soldado para defender os interesses da Baixada Santista.

“Agradeço pela indicação e me coloco à disposição como um soldado  deste órgão. Independentemente de ser presidente ou não, estarei  empenhado em discutir ações metropolitanas e a macrodrenagem regional.  Vamos trabalhar juntos, provocar soluções técnicas e abrir diálogo  para a construção de uma consciência coletiva entre os moradores da  nossa Região. O mundo está vivendo um momento complexo, especialmente  na questão ambiental. Precisamos nos unir em busca de ações coletivas  de responsabilidade e o comitê pode ter um papel importante nisso”.

Além de técnicos dos municípios de Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão,  São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe (ausência de Mongaguá);  participaram do encontro, os representantes da CETESB, Vivian Marrani;  da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Laura  Stela Naliato Perez; da Fundação Agência Bacia Hidrográfica do Alto  Tietê, Josiane Gonzaga, Beatriz Vilera e Hélio Suleiman; e da Agencia  Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Thiago Wiggert.

CBH-BS- O Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista reúne  representantes dos usuários da água, da sociedade civil organizada e  do governo na busca de soluções para aproveitar e preservar as bacias  hidrográficas. O CBH-BS foi criado pela Lei 9.034 de 27/12/9, com  fundamento no Artigo 19 e seguintes do Estatuto. Sua área de atuação  abrange os nove municípios da Baixada Santista, que possuem, em  conjunto, uma área de 2.422,776 Km². Os municípios litorâneos formam  uma faixa de 162 Km de praias entre Peruíbe e Bertioga e têm, em seu  território, cerca de 120 Km² de manguezais ainda preservados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*