Mourão divulga nomes dos secretários de Diversidade e Inclusão, Administração e Obras

Em mais um anúncio oficial do secretariado 2025, o prefeito eleito Alberto Mourão divulgou os nomes dos secretários municipais de Administração e Obras Públicas, que seguirão sob responsabilidade de Ruy Ferraz Fontes e Eloisa Ojea Gomes Tavares, respectivamente. A nova secretaria de Diversidade e Inclusão será de responsabilidade de Vera Lucia Figueiredo Benício.

De acordo com o prefeito eleito, Alberto Mourão, manter sempre o desenvolvimento da Cidade, que cresce vertiginosamente, é um desafio que, por meio do planejamento e execução de serviços com presteza à sociedade, será cada vez mais consolidado. “Sempre prezei por uma Administração com o olhar para todos, ouvindo a população e seus anseios. O mundo não é estático e o gestor deve estar atento às suas mudanças e rupturas em todos os setores que devem sempre estar integrados. Assim, nestes novos tempos, superaremos os novos desafios com soluções inovadoras. Ressalto a criação da Secretaria de Diversidade e Inclusão em um momento em que é preciso ainda mais esforços para melhorar muito mais a equidade entre as pessoas, assim como apoiar as famílias atípicas”.

Abaixo, o perfil profissional dos novos secretários:

Diversidade e Inclusão

Vera Lucia Figueiredo Benício é moradora de Praia Grande desde 1983, É graduada em Direito e Pós Graduada em Direito Previdenciário e Direito Internacional e Coletivo do Trabalho.

Foi servidora pública do Município de Praia Grande por 37 anos, passando pelos setores de Recursos Humanos, Gabinete e Procuradoria Geral. Atuou no Juizado Especial Cível da Comarca de Praia Grande e prestou serviços na Agência do INSS.

Vera Benício, como é conhecida, foi vereadora de Praia Grande na gestão 2020-2024 e eleita por unanimidade como Vice Presidente da Câmara para o biênio 2023/2024.

Casada e mãe de cinco filhos, onze netos e quatro bisnetos, Vera tem um histórico de dedicação e cuidado à causa PCD, tendo trabalhado por Políticas Públicas para tornar Praia Grande uma cidade mais acessível. Por sua iniciativa, foi criada na Câmara Municipal a Procuradoria da Pessoa com Deficiência. Também é autora da Lei nº 2024/2021 e da Lei 2157/2023, que “Dispõe como permanente o caráter do laudo médico pericial que ateste o Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, Deficiência Visual e Deficiência Auditiva irreversível em Praia Grande. Também é autora da Lei 2174/2023, que assegura o direito da criança com Transtorno do Espectro Autista- TEA levar seu próprio alimento para a escola de Praia Grande. Por sua iniciativa, a Câmara Municipal promoveu concurso público para a admissão de intérpretes de LIBRAS para as sessões, sendo em seguida disponibilizado curso de LIBRAS para os funcionários. Além disso, após a sua indicação, foi implantada a Central de LIBRAS para facilitar o atendimento à comunidade surda nos serviços públicos do Município.

Outra indicação sua possibilitou que o Município  realizasse o credenciamento de clínicas especializadas no tratamento de crianças autistas. Promoveu ainda o Primeiro Setembro Surdo; o Primeiro Fórum de Conscientização sobre o Autismo, evento que vai para a 4ª edição;  o Projeto Mães Atípicas na Feira Itinerante;

e incentivou a criação do Cadastro Municipal de Pessoa com Deficiência e a Carteira de Identificação de Pessoa com Deficiência.

Administração

Ruy Ferraz Fontes é delegado de Polícia há mais de 40 anos. É graduado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós graduado “latu sensu” em Direito Civil na mesma instituição.

Possui especialização em Administração Geral e Financeira em Órgãos Públicos e participou de cursos complementrares como o Curso Anti-Drogas e Anti-Terrorismo, realizado pelo Ministério do Interior e da Segurança Pública da Polícia Nacional da França; e o curso de Aperfeiçoamento sobre Repressão às Drogas, em Vancouver, pela Polícia Montada do Canadá.

Iniciou a carreira como delegado de Polícia Titular da Delegacia de Polícia do Município de Taguaí (Deinter 7) e ao longo dos anos, foi delegado de Polícia Assistente da Equipe da Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP); delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc); delegado de Polícia Titular da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Furtos e Roubos a Bancos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e comandou outras delegacias e divisões na Capital.

Também esteve à frente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo e foi Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP). Ainda foi professor Assistente de Criminologia e Direito Processual Penal da Universidade Anhanguera e atua também como Professor de Investigação Policial pela Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Ruy assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande em janeiro de 2023.

Obras públicas

Eloisa Ojea Gomes Tavares é formada pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (UniSanta). Trabalhou como profissional liberal no período de 1987 a 1992 e também foi engenheira na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) até iniciar, em 1994, sua trajetória profissional na Prefeitura de Praia Grande.

Casada e mãe de um filho, Eloísa sempre foi envolvida em atividades das estruturas administrativas de obras públicas do Município, tendo exercido funções na Seção de Orçamento de Obras Públicas, Divisão de Orçamento de Obras Públicas, Secretaria executiva de Obras Públicas, até assumiu a como titular da Secretaria de Obras Públicas, onde permanece até hoje.

Como Secretária de Obras Públicas gerenciou a equipe que executou trabalhos de infraestrutura, urbanismo e edificações previstas no  cronograma das administrações públicas de 2013 até hoje.

Entre os projetos executados sob sua gestão, destaque para a complementação das obras da Av. Ayrton Senna da Silva com a implantação do Viaduto do Sol;  a reurbanização do calçadão da orla da praia dos bairros Canto do Forte até Solemar; a implantação das marginais e ciclovias da rodovia Padre Manoel da Nóbrega; a implantação de drenagem e pavimentação nas vias de diversos bairros do Município, inclusive com revestimento de vários canais; Revitalização das feiras de Artesanato Guilhermina, da Praça Roberto Andraus (Ocian) e da Praça Nossa Senhora de Fátima (Caiçara), assim como as Avenidas Guilhermina, Nossa Senhora de Fátima, Via do Cidadão e dos Trabalhadores. Sem falar das recentes obras de Macrodrenagem do bairro Princesa e a execução dos belíssimos projetos do  Parque Maracanã e da Praças Carlos Gomes e Zumbi dos Palmares.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*