Mourão conduz Sessão Solene em homenagem a entidades e personalidades que lutam pelas pessoas com deficiência

Evento ocorreu na Câmara Federal, na terça-feira (22) e reconheceu trabalho de pessoas da Baixada e de todo o País

A Câmara dos Deputados realizou uma Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro. O deputado Alberto Mourão (MDB-SP), um dos organizadores do evento, reforçou a importância de discussões sobre o tema, como forma de promover a conscientização sobre inclusão e igualdade de direitos e enfatizou os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e seus familiares.

Durante seu discurso, Alberto Mourão salientou a necessidade de diálogo e reflexão sobre os obstáculos que ainda persistem para as pessoas com deficiência na sociedade e ressaltou a importância de garantir igualdade de direitos, oportunidades e acessibilidade, independentemente das condições físicas, sensoriais ou intelectuais.

“Em um momento de relevância social, buscamos dar voz e visibilidade à causa das pessoas com deficiência. Esta sessão não apenas reconhece os desafios que enfrentam, mas também celebra suas conquistas e talentos. Precisamos continuar trabalhando juntos para garantir igualdade de direitos, oportunidades e acessibilidade, rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou.

Alberto Mourão entregou homenagens como forma de agradecimento pelas ações prestadas para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Instituto Jô Clemente (antiga APAE-SP) e para pessoas como Maria do Carmo Rodrigues, Suzana Teixeira de Souza, Maria Aparecida R.S. Santos e a memória de Glória Tavares Santana, pelo trabalho zeloso e dedicado na Educação Especial em Praia Grande.

Dados – Segundo os últimos dados do IBGE, pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. O módulo Pessoas com Deficiência da Pnad Contínua 2022 revela uma realidade desafiadora para o Brasil: Cerca de 8,9% das pessoas com 2 anos ou mais de idade apresentam alguma forma de deficiência, totalizando aproximadamente 18,6 milhões de indivíduos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*