
Mongaguá participou de uma visita técnica à Agência Ambiental Regional do Vale do Paraíba, em São José dos Campos. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (26), e reuniu secretários de Meio Ambiente dos municípios da Baixada Santista, com o objetivo de discutir a criação de uma agência regional voltada ao sistema de licenciamento ambiental na região. A cidade foi representada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo dos Santos Ferreira, e pela gestora do Meio Ambiente, Pamella Morais.
A proposta busca viabilizar um consórcio entre os municípios para a implantação do órgão, que permitirá a aprovação de empreendimentos de baixa, média e alta complexidade com menos burocracia, redução de taxas e prazos menores para análise e liberação. Atualmente, esse processo é realizado exclusivamente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Durante a visita, os gestores conheceram o modelo adotado no Vale do Paraíba e avaliaram os benefícios da iniciativa, que além de agilizar o licenciamento, pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social da Baixada Santista ao facilitar a instalação de novos empreendimentos nas cidades envolvidas.
Faça um comentário