Mara Valéria recebe homenagem na Câmara de São Vicente

Ex-vereadora da Cidade será agraciada com o Título de Cidadã Vicentina no próximo dia 07 de março. Propositura é de autoria do vereador Higor Ferreira (PSDB/SP)

Uma das fundadoras do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente, ex-vereadora e servidora pública municipal – por mais de 30 anos – Mara Valéria Giangiulio será a próxima cidadã vicentina da Cidade. A homenagem, apresentada em sessão ordinária pelo vereador Higor Ferreira, será entregue no dia 07 de março, a partir das 19h, na sede do Legislativo.

Apesar de nascer em Santos e trabalhar algum tempo nesse município, foi em São Vicente que a Professora Mara Valéria construiu a sua história dentro das salas de aulas e também à frente do Sindicato do funcionalismo vicentino.

Durante a explanação do projeto de decreto legislativo, vereador Higor Ferreira contou um pouco mais da trajetória de Mara Valéria e toda a sua luta pelos servidores públicos da Cidade. “Entregar o Título de Cidadã Vicentina para a Mara é uma reparação do passado. Uma pessoa que colabora e sempre colaborou para o desenvolvimento da educação de São Vicente e também pelos direitos do funcionalismo público. Sinto-me muito orgulhoso de ser o autor dessa propositura. As mulheres que batalharam com muita coragem e força pela nossa Cidade precisam ser reconhecidas e homenageadas”, finalizou o parlamentar.

História

Mara Valeria Giangiulio nasceu em Santos, no dia 2 de março de 1962. Tornou-se servidora pública como professora em São Vicente em 1987, passando por escolas como República de Portugal, Carolina Dantas, CIS, Martim Afonso e Raquel de Castro. Aposentou da rede em 2017. Nesse intervalo, em 1989, fundou com demais funcionários públicos o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente, tornando-se a presidente da entidade em 1996, onde permaneceu por dois mandatos. Nos anos seguintes, seguiu fazendo parte da diretoria do sindicato.

Além disso, em 2004, foi eleita com 1.237 votos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para o cargo de vereadora. Foi a quarta mulher a ocupar a cadeira no legislativo na história da Cidade. Em 2008 não obteve a sua reeleição, mas garantiu a maior votação como mulher, sendo até hoje a mais bem votada, com 2.396 votos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*