Manifestantes lançam sopa contra o quadro de Mona Lisa em Paris

Duas ecoativistas jogaram sopa contra o vidro blindado que protege a Mona Lisa no museu do Louvre na manhã deste domingo (28) para protestar pelo direito à alimentação.

O protesto causou espanto nos espectadores que admiravam a obra. A ação foi reivindicada por um grupo francês chamado Riposte Alimentaire (Resposta Alimentar) .

O grupo descreveu o lançamento de sopa como “o tiro de largada de uma campanha de resistência civil, com uma reivindicação clara que beneficia a todos: a segurança social de uma alimentação sustentável”.

O Louvre ativou uma unidade de crise, e funcionários usaram telas para impedir, em vão, que a cena fosse registrada. Em seguida, a sala onde o quadro está foi esvaziada e limpa.

A pintura de Leonardo da Vinci, também conhecida como La Gioconda, está exposta atrás de um vidro protetor desde 2005 e já foi alvo de atos de vandalismo várias vezes. Em maio de 2022, o vidro em frente ao quadro foi coberto de creme em um protesto, em maio de 2022.

A ação segue um movimento recente na Europa, em que ativistas de diferentes grupos usam obras de arte para chamar a atenção para a crise do clima.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*