Mais de 400 convidados prestigiam o lançamento da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá

A solenidade teve sucesso de público, composto por autoridades do Governo Federal, Estadual e de toda a Baixada Santista, bem como da Sociedade Civil e setor portuário A Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS) foi lançada nesta sexta-feira (18), em Guarujá, pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), criador e presidente da iniciativa no Congresso Nacional. O grupo visa colaborar para que o importante projeto seja finalmente concretizado, beneficiando os cerca de 2 milhões de moradores da Baixada Santista.

Realizado no Casa Grande Hotel, o evento contou com a participação de mais de 400 convidados, entre representantes das esferas Federal, Estadual e Municipal de toda a Região, bem como membros do setor portuário e da Sociedade Civil.

“Temos um meio de transporte ultrapassado entre as cidades, e nós sabemos da importância de um trajeto menor tanto para as pessoas quanto para os caminhões que fazem o transporte de cargas para o Porto de Santos. Por isso devemos deixar as divergências políticas de lado e focar no que é realmente importante para a população”, afirmou Paulo Alexandre.

O deputado ainda destacou a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, na articulação da obra, que será realizada em parceria entre as esferas Federal e Estadual.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, chamou o lançamento de “momento histórico”. “E se chegamos até aqui, é muito devido a liderança do Paulo, que não é de hoje que trabalha por esse projeto. Essa obra garante integração entre as cidades, bem como sustentabilidade, devido a redução de emissão de gás carbônico pelos caminhões e, claro, pensa no social: milhares de pessoas de Guarujá, que moram em locais inadequados, serão realocadas com a construção desse empreendimento”, concluiu.

“É um tema muito importante não só para a Baixada Santista ou para o Estado, mas para todo o Brasil. Do ponto de vista ambiental, já há licença prévia; temos um bom projeto, o que garante uma parte técnica praticamente resolvida; e do ponto de vista econômico, já há recursos no Caixa da APS, além de inclusão em programas federais e estaduais”, destacou o secretário-executivo de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, André Insper, que representou o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, no evento.

Isper ainda lembrou que, a obra antes cotada em cerca de R$ 6 bilhões, será reorçada, prevendo a contribuição das esferas federal, estadual e a concessão à iniciativa privada. O prazo de licitação permanece o mesmo: para o fim do próximo ano, com previsão de entrega para 2028.

Já o prefeito de Guarujá, Válter Suman, destacou a importância da obra para melhora da mobilidade entre as cidades. “A Baixada Santista é uma irmandade, e com essa comunhão de esforços reforçada pela Frente Paramentar, buscaremos o melhor para a nossa região. Vamos, juntos, escrever essa história, porque o Paulo Alexandre tem em sua trajetória o costume de mostrar soluções para problemas históricos, o que deve ser o papel de um gestor público”.

“Acompanhei, em 2011, a criação da Frente Parlamentar na esfera Estadual, quando o Paulo ainda era deputado no Estado, e afirmo que, se não fosse essa iniciativa lá atrás, hoje não teríamos projeto executivo e nem licenças ambientais. É um projeto que nasceu há muito tempo e que se aproxima da realização graças a atuação desse importante articulador entre governos”, lembrou o prefeito de Santos, Rogério Santos.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Guarujá, Heitor Gonzalez, destacou a oportunidade de as organizações da Sociedade Civil participarem do processo. “Esse evento é um marco, pois foi-se o tempo em que a Sociedade Civil observava, de longe, os governos tomando decisões. Hoje, nós escreveremos juntos o futuro da Baixada Santista, pois nos colocamos a disposição para contribuir com a gestão de projetos como esse, que alavancam nossos setores turístico e portuário”, finalizou.

Já o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, destacou a janela de oportunidades criada no Governo Federal, com a expressiva quantidade de parlamentares que conhecem as necessidade da região. “Sabemos da importância dessa obra para o turismo e para as atividades do Porto de Santos, o maior da América Latina.

Nossa região merece investimentos e, com essa conjunção de fatores, com tantas pessoas empenhadas para concretizar esse sonho, tenho certeza de que logo começará a execução dessa obra”, concluiu.

FRENTE PARLAMENTAR

A FPLS foi o primeiro projeto apresentado por Barbosa como deputado federal, e passou pela Mesa Diretora no dia 2 de março, quando obteve 199 assinaturas. Paulo Alexandre conseguiu unir senadores e deputados de diferentes partidos na busca desta melhoria para a Região e para o Porto de Santos, discutida há quase um século.

O objetivo do grupo é acelerar as tratativas do projeto do túnel, recentemente incluído no Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), do Governo Federal, e que será realizado em parceria com a esfera Estadual, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que deve garantir a construção por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

LIGAÇÃO SECA SANTOS-GUARUJÁ

A ligação seca entre as cidade de Santos e Guarujá beneficiará milhares de moradores da região, além de turistas, já que também facilitará o traslado turístico. O túnel ainda contribuirá para o crescimento da economia da região, já que ligará as duas margens do Porto de Santos, o maior da América Latina, exterminando a paralisação das atividades portuárias em razão da passagem de balsas e embarcações para a travessia dos munícipes.

Segundo Paulo, a evolução constante das operações portuárias e o crescimento da população, frota de veículos e turismo local, tornam a intervenção cada vez mais necessária e urgente para garantir a expansão do Porto de Santos, eliminando o gargalo logístico que trava o desenvolvimento econômico regional e do País.

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