Livro narra a história de reconstrução de brasileiro que sobreviveu ao Holocausto

Viver a liberdade, sorrir, comer um pedaço de pão, sentir o lençol limpo ao dormir, vestir meias secas e calçar um sapato confortável são pequenos prazeres que Andor passou a experimentar diariamente com uma conotação muito mais especial.

O livro A Vida após o Holocausto narra a trajetória do brasileiro Andor Stern após sua experiência no trágico episódio que matou mais de seis milhões de judeus e outras minorias.

Os anos de Holocausto ressignificaram a vida de Andor. Uma vida que, de fato, começa apenas depois de reconquistar sua liberdade. Porém, é impossível apagar o passado.

Andor perdeu seus anos da adolescência, a escola, o convívio familiar e os amigos. Foi privado de comida, sono, pertences pessoais, sonhos e de sua dignidade.

Mas apesar de toda a tragédia, resistiu. Encontrou e refez a vida no Brasil, seu país de origem. Construiu uma família, estudou, trabalhou, viajou, presenciou e atravessou crises econômicas, políticas e sociais. Enfrentou a pandemia e um câncer.

Esta obra mostra os pequenos sabores e vitórias da longa jornada do paulistano, que chegou ao fim em abril de 2022.  O leitor conhecerá um homem que conviveu com seus fantasmas do passado sem perder a esperança na humanidade: — Ódio não, perdão sim! Meus queridos, amados, nós somos gente em primeiro lugar, da raça humana. Por favor, respeitem essa condição.

A vida após o Holocausto é o sexto livro do historiador e especialista em Ciências e Direitos Humanos, Gabriel Davi Pierin. Andor, para o autor, é uma pessoa marcante:

— Sua resiliência, amor ao próximo e respeito à vida fascinaram as pessoas que o conheceram. Sua história é uma inspiração e um sinal de esperança no tempo atual e em qualquer tempo. Ele nunca desistiu. Andor é único e eterno. Uma história necessária.

Os eventos de lançamento serão nos dias:

 15 de agosto, terça-feira, a partir das 18 horas, no Cine Roxy com a exibição do Documentário Andor, produzido pela Querô Filmes – Sessão para convidados.

16 de setembro, sábado, a partir das 16 horas, no auditório da Pinacoteca Benedito Calixto. Endereço: Av. Bartholomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos .

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*