Liderança política na Baixada Santista, Alberto Mourão pede desfiliação do PSDB após quase 20 anos

Ex-prefeito de Praia Grande por cinco mandatos, deputado federal duas vezes e liderança regional na Baixada Santista, o gestor público, Alberto Mourão, oficializou nesta quinta-feira (16), seu pedido de desfiliação do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, após quase 20 anos.

Em carta, endereçada aos presidentes Municipal e Estadual, Alberto Mourão falou dos motivos que o levaram a se filiar no partido em 2003 e de sua militância.

“A luta por uma sociedade cada vez mais equânime e justa; a identificação com os valores e princípios de Administração que sempre galgaram minha trajetória política; e atendendo ao pedido do meu amigo e grande homem público, Rubens Lara; me  levaram para o PSDB há cerca de 20 anos, mais precisamente em 25 de maio de 2003”, escreveu.

Conhecido por ser o grande responsável pela transformação de Praia Grande, que na década de 90 sofria com uma  estigma de patinho feio e passou a figurar entre as Cidade que mais de desenvolve, Alberto Mourão reforçou sua trajetória política junto ao PSDB. “Quando dois olhares miram o mesmo horizonte e os mesmos planos, as realizações fluem. E foi assim com este casamento, marcado por momentos de afinidade, idealizações, respeito, realizações, conquistas, lealdade; e também de discussões, discordâncias, individualidade, de atribulações, e algumas vezes de isolamento. Características de um longo relacionamento que gerou bons frutos”.

Na carta, protocolada e também postada em suas redes sociais, Mourão ressaltou ainda: “Sempre me dediquei à aguerrida militância, representando com lealdade e muito trabalho os propósitos do partido que honrei desde minha filiação, período em que obtive três mandatos como prefeito e um como deputado federal”.

Alberto Mourão explicou também o novo rumo em sua trajetória. “Na busca constante por evolução, como seres inquietos e transformadores que somos, passamos por ciclos em nossas vidas, e um novo se inicia em minha trajetória. Entendo que cumpri minha missão no PSDB e, nesta relação de base tão sólida, quero deixar registrado e reiterar meu profundo sentimento de respeito e admiração pela militância do partido. A estrada torna-se outra, mas o caminhar sempre será de respeito mútuo nessa trajetória política em busca de uma Nação cada vez melhor”.

Saiba mais sobre a trajetória de Alberto Mourão

Trajetória: Alberto Pereira Mourão nasceu em São Paulo, no dia 26 de abril de 1954, é casado há 45 anos com Maria Del Carmen Padin Mourão, tem duas filhas e quatro netos. Advogado, formado em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos (UniSantos), Alberto Mourão é empresário da construção civil, sócio-proprietário da Mourão Construtora desde 1977.

Foi presidente da Associação Comercial de Praia Grande nos anos de 1986 e 87, depois de exercer por dois anos o cargo de vice-presidente dessa entidade. Em 91 e 92, atuou como provedor da Santa Casa de Praia Grande. Mourão iniciou sua carreira política nas eleições de 1982, como candidato a vereador pelo então MDB. Na oportunidade era o mais jovem e foi o mais votado entre os candidatos. Cumpriu seu mandato de vereador de 83 a 88, presidindo a Câmara Municipal de Praia Grande no biênio 87/88.

Em 1988, foi eleito vice-prefeito. Foi secretário municipal da Educação de janeiro a setembro de 89. Sua primeira eleição para prefeito ocorreu em 1992. Cumpriu o mandato de prefeito até 31 de dezembro de 96, liderando os quatro anos da administração que mudaram a imagem da Estância Balneária de Praia Grande.

Foi o primeiro presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista – CBH-BS, escolhido em dezembro de 95. Nas eleições de 96 fez seu sucessor na Prefeitura de Praia Grande com 85 % dos votos válidos. De janeiro a setembro de 97, Alberto Mourão foi superintendente da autarquia Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande (Prodepg).

Em 97, presidiu o Instituto de Desenvolvimento e Incentivo a Ações Sociais (IDEIAS). E foi o representante de Praia Grande no Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). Em 98, foi eleito deputado federal pelo PMDB/SP, com 122.734 votos (o primeiro deputado federal da história da Cidade). Exerceu seu mandato até o ano 2000, quando foi eleito prefeito pela segunda vez. Na Câmara Federal, foi membro titular da Comissão de Viação e Transportes e da Comissão Especial de Reforma Tributária; presidiu a Subcomissão de Aeroportos; foi suplente da Comissão de Educação e titular da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno da Câmara Federal. Mourão foi o responsável pelo novo texto da Lei de Proteção a Vítimas e Testemunhas, sancionada pelo presidente Fernando Henrique.

Foi ainda 4º vice-presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM) e integrante da executiva do diretório municipal do PMDB de Praia Grande. Foi eleito prefeito de Praia Grande pela segunda vez nas eleições de 2000, obtendo 67.582 votos, cerca de 70% dos votos válidos, mandato que exerceu de 2001 a 2004. Em 2003, foi reconduzido à presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

Em 2003 filiou-se ao PSDB militando e atuando pelo partido em prol da sociedade. Nas eleições de 2004, foi reeleito prefeito para o período 2005-2008, obtendo 69.692 votos, mais uma vez com a marca de 70% dos votos válidos. De 2005 a maior de 2011 foi coordenador-regional do PSDB na Baixada Santista. Presidiu ainda o Secretariado Estadual de Prefeitos do PSDB e é membro da executiva do Diretório Estadual do Partido.

Mourão presidiu ainda o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na gestão de 2006. Em outubro de 2008, fez novamente seu sucessor na Prefeitura de Praia Grande. Nas eleições de 2010, obteve 104.433 votos na sua segunda candidatura a deputado federal, ficando com a 5ª suplência da coligação.

Assumiu o mandato parlamentar em 14 de fevereiro de 2011, onde se destacou pela atuação na presidência da Subcomissão Permanente de Portos e Vias Navegáveis e pela apresentação de vários projetos nas áreas de Saúde, Segurança, Transportes, Educação e Empregos.

Na eleição de 2012, Mourão foi eleito para seu quarto mandato de prefeito de Praia Grande, obtendo mais de 78 mil votos, o equivalente a 62,45% dos votos válidos.

Em 2016 foi reeleito com 102.073 votos, equivalentes a 76.03% dos votos válidos. Em 2017 foi pela segunda vez presidente do Condesb com uma gestão marcada pela atuação metropolitana e importantes conquistas para a Baixada Santista.

Em 2019 assumiu pela terceira vez a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista – CBH-BS. Neste mesmo foi procurado para ser um dos representantes do Inova Região Metropolitana da Baixada Santista, um movimento suprapartidário que envolve diversas instituições de ensino superior e técnico da região, sindicatos patronais e dos trabalhadores, empresários, sociedade civil organizada e a classe política, trabalhando de forma conjunta em busca do desenvolvimento econômico regional. Em 2020  fez sua sucessora para a Prefeitura com 53,52% dos votos válidos.

Como gestor público Mourão é constantemente convidado para entrevistas, ministrar palestras e propagar sua trajetória de realizações.

Prêmios e homenagens – Entre os diversos prêmios e títulos que Alberto Mourão recebeu durante sua trajetória, destacam-se os seguintes: da Federação Internacional das Associações de Construtores (FIABCI), que reuniu mais de 500 imobiliárias e construtoras no mundo, pelo projeto de urbanização da orla e despoluição das praias; do SOS Praias, entidade ambientalista regional, pelo desenvolvimento sustentado de Praia Grande e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de City Manager, pela forma de gerenciamento da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*