Leandro Avelino (PSB) quer avaliação mercadológica de imóveis públicos chancelada pelo CRECISP

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) e o CRECISP – Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo firmaram no dia 03 de julho deste ano um “Termo de cooperação para a realização e emissão de parecer técnico de avaliação mercadológica”, a fim de que os imóveis pertencentes àquela prefeitura, ou mesmo aqueles que ela ocupa como locatária, ou ainda aqueles imóveis que ela pretenda adquirir para fins exclusivos de sua administração, possam ter seu preço de mercado referendado por essa autarquia federal especializada no assunto.

O propósito desse acordo é analisar os preços do mercado em casos de desapropriações, locações e outras transações imobiliárias. A confecção do parecer técnico leva em conta o local, metragem, documentação do imóvel e elementos comparativos (amostras) para obter seu valor atual de mercado e será realizado por peritos corretores de imóveis, inscritos no Cadastro Nacional De Avaliadores Imobiliários (CNAI), sempre que a demanda for de interesse público, sem gerar ônus ao município.

Leandro Avelino acredita que firmar uma cooperação desta do munícipio de Praia Grande com CRECISP trará benefícios para nossa cidade como transparência e lisura nos contratos, e também segurança jurídica. “Isto dará garantia com bases legais ao gestor municipal”, afirma o vereador. “E o mais importante, teremos profissional técnico no processo que não esteja vinculado a administração pública, o corretor de imóveis” conclui.

Segundo o vereador, os corretores de imóveis são os únicos profissionais capacitados a materializar tecnicamente e documentalmente as nuances deste mercado altamente complexo e difícil de ser entendido por aqueles que não vivem da corretagem de imóveis e atingir o principal objetivo dessa parceria que é evitar prejuízo ao erário municipal nas negociações imobiliárias. “O CRECISP nos traz credibilidade. O poder público e os munícipes ganharão com isso” afirma Leandro Avelino.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*