Lançamento de novos imóveis, inflação e vendas: projeções do mercado imobiliário para 2022

Mesmo com inflação atingindo níveis elevados, Roberto Malavasi, diretor da Local Santos Imóveis, avalia que cenário ainda será positivo para o mercado na cidade de Santos

Importante motor da economia nacional, o mercado imobiliário caminha para o encerramento de mais um ano pandêmico. Em 2021, nem mesmo o aumento nos preços de materiais para construção e a alta da taxa Selic derrubaram o faturamento do setor. Apesar dos bons resultados, a inflação e o crescimento nos juros de financiamentos rodeiam as expectativas do setor para o ano de 2022, que, segundo Roberto Malavasi, diretor da Local Santos Imóveis, não devem ser tão positivas quanto as deste ano e o anterior.

Segundo o último levantamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a inflação atingiu 10,73% no acumulado em 12 meses, tornando-se a maior alta para o mês de novembro em 19 anos. Malavasi explica que a atual situação econômica do país preocupa o setor imobiliário da Baixada Santista, porque a população fica com o poder de compra reduzido, o que pode prejudicar o lançamento de novos imóveis.

“A inflação é sempre muito preocupante, pois ela está vindo com tudo e tirando o poder de compra das pessoas. Essa é uma questão séria não só para a construção civil, que tem sofrido com a alta nos preços de materiais, mas para todos os setores do país”, destaca Malavasi.

Apesar desse quadro, grandes construtoras de Santos estão com lançamentos programados para o próximo ano, demonstrando potencial para alavancar o mercado de imóveis. “Em Santos, a tendência é que esses imóveis dominem os negócios. Apesar de estarmos vivendo uma situação de crise, existe uma grande procura por apartamentos novos que, no momento, estão sem oferta. Esses lançamentos estão chegando para suprir essa demanda e devem realmente movimentar o setor”, comenta Roberto.

Mercado Imobiliário Digital

Os recursos tecnológicos têm provocado mudanças no setor imobiliário, sendo cada vez mais utilizados para desburocratizar processos. Eles facilitam o relacionamento com o cliente desde a busca até a finalização da compra. Nesse ambiente digital, é possível conferir os imóveis disponíveis, comparar preços, conferir localidade, agendar uma visita física e até assinar contratos.

De acordo com Roberto Malavasi, atualmente, é possível fazer a jornada completa de compra e venda por meio da internet, o que será ainda mais forte em 2022. “Hoje nós temos feito muitas vendas online, mas ainda existe uma certa preocupação de clientes que não estão acostumados. O que é natural, afinal, nós fazemos vendas de valores altos. Mas, ao mesmo tempo, percebemos que esse medo vem diminuindo”, conclui.

Sobre a Local Santos Imóveis

Situada em Santos, a imobiliária tem como foco principal o atendimento e a prestação de serviços de qualidade no mercado imobiliário. Há 10 anos atuando no setor, a empresa prioriza a integridade, ética e empatia para atender clientes e parceiros comerciais. A Local presta serviços para clientes de todos os segmentos do mercado de trabalho, em toda região da Baixada Santista.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*