Kits de alimentação escolar auxiliam famílias a sustentar os alunos

A pandemia causada pelo coronavírus já dura pouco mais de um ano em todo o País e medidas para minimizar o impacto causado foram necessárias. Entre elas está a doação dos kits de alimentação escolar realizada pela Secretaria de Educação (Seduc). Desde março do ano passado, quando começou a entregar o benefício, a pasta municipal já distribuiu mais de 300 mil kits a famílias de alunos que se encontram em vulnerabilidade social.

Nesta edição, a Seduc atende 31.311 famílias de alunos com os kits de alimentação escolar. O açougueiro Tiago Rosdaibida Silva, 36 anos, pai da aluna Mariadi Souza Rosdaibida, que estuda na EM Oswaldo Justo, foi um dos primeiros a retirar os mantimentos e reforçar o sustento da família. “Desde o começo da pandemia, a gente vem passando uma grande dificuldade no que se refere ao desemprego. Além disso, as crianças em casa acabam por consumir mais, o que gera mais custo”, afirmou.

“Os produtos que são entregues suprem a necessidade não apenas das crianças, mas também a todos da família”, continuou o açougueiro, que conseguiu um emprego no ramo faz apenas 45 dias. “Antes eu trabalhava como ambulante na praia, que nas fases mais restritas do enfrentamento à pandemia fica fechada. O que atrapalhava ainda mais a conseguir o sustento. Mais um motivo positivo pela entrega dos kits”.

Os mantimentos distribuídos pela Seduc também têm beneficiado a família da pequena Ana Laura Barbosa. Valdirene Ana Barbosa, 40 anos, mãe da aluna da EM Oswaldo Justo, destacou a importância dos kits para elas. “Somos apenas nós duas e, para cuidar dela, tive de parar de trabalhar. Por isso, os kits são fundamentais para auxiliar no sustento da nossa família. Tem ajudado bastante”, agradeceu.

Olhar ao próximo – Somando todas as etapas realizadas, desde março do ano passado, a Secretaria de Educação já superou a marca de 300 mil kits de alimentação escolar distribuídos, totalizando, exatamente, 315.763. Nesta edição de abril, o número de contemplados (31.311 estudantes) chega próximo a maior marca de estudantes beneficiados que foi em dezembro de 2020, quando 31.416 famílias receberam os mantimentos.

Os mantimentos utilizados para montar os kits de alimentação escolar são produtos que comporiam a merenda dos alunos caso a rotina de aulas presenciais estivesse ocorrendo. Assim como nas últimas etapas, nesta edição, além de produtos não perecíveis e carne, os contemplados recebem ainda componentes de hortifrúti previamente embalados.

Entregues com objetivo de auxiliar as famílias, os kits são montados para atender à necessidade dos alunos. Por isso, ocorre a variação dos produtos doados a cada nova etapa de distribuição. Fazem parte dos itens fornecidos alimentos perecíveis, assim como aqueles com data de validade estipulada para os próximos meses e demais itens.

Com a distribuição, a pasta municipal tem papel importante na garantia da alimentação dos alunos em vulnerabilidade social. Devido às questões familiares, antes mesmo do período pandêmico, algumas crianças aproveitavam a refeição oferecida nas escolas municipais para suprir a necessidade nutricional recomendada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*