Já projetou seu 2023? Ainda é tempo!

Três pilares são fundamentais, segundo a mentora Camila Oliver: clareza, planejamento e comprometimento. Foto: Guilherme Nascimento

O roteiro da virada de ano é sempre o mesmo: sensação de recomeço, vida nova e lista de metas feitas. Tudo de acordo com o desejo para os próximos 365 dias.

A faixa etária é um termômetro que indica as pretensões de cada pessoa, de acordo com pesquisa do IPEC. Para quem tem de 18 a 24 anos, o sucesso no trabalho é o que interessa. Já para as pessoas com mais de 60 anos, ter saúde é o principal objetivo. Entre as faixas intermediárias – de 25 a 59 anos – o desejo é o de ganhar dinheiro neste ano.

A desistência, porém, muitas vezes vem na mesma proporção que o sonho. “Ou as pessoas, em muitas das vezes, não sabem o caminho ou elas desistem no meio da trajetória porque as metas são muito irreais. Com planejamento, estratégia, destrinchando sua meta, você consegue chegar nesse objetivo ou meta mais facilmente”, explica a mentora de performance pessoal, Camila Oliver.

Diante disso, algo é tão certo quanto a virada de ano: não basta querer e, sim, agir. “Uma meta mental apenas na cabeça é devaneio. Então papel e caneta sempre. Tem três pilares que eu uso dentro do meu método que são: clareza, planejamento e comprometimento. É a tríade completa para que você consiga alcançar seu objetivo e não fique frustrada porque a frustração vem quando a gente não alcança”, define a mentora.

Dicas

Depois de Camila se decepcionar com metas inalcançáveis e sem planejamento para conquistar qualquer objetivo, a mentora de performance pessoal criou um passo a passo mais claro de como persistir e sentir que realmente o resultado está acontecendo durante o processo.

São seis dicas para que a pessoa tire os planos do papel em curto prazo:

1- Identifique de verdade dentro de você: Qual seria a sua vida ideal com sentido? Como você seria se pudesse ser o que quiser? Qual seria a sua vida? O que você faria? Com o que você trabalharia? Ter clareza sobre os “pedidos da essência” te dá mais entusiasmo para conquistar seus objetivos. E, muitas das vezes, você se sente frustrado por fazer sempre algo que não te agrada e que não está alinhado com os seus valores pessoais.

2- Após identificar seus reais desejos, liste todas as suas metas para um prazo de 12 meses, colocando objetivos reais que você sente que podem se tornar concretos a partir das suas novas ações: seja honesto com você.

3- Defina uma ordem de prioridade de três metas específicas. Exemplo: a viagem é mais importante que o aumento do seu faturamento? Não! Pois, a partir do seu aumento a viagem ré conquistada. Por isso é importante saber a prioridade das suas metas e deixá-las claras.

4- Destrinche essas metas dentro do seu ano com a definição de ações a serem feitas para cada meta dentro do mês correspondente. Exemplo: Você definiu aumentar seu faturamento em 50% dentro desse prazo de 12 meses, coloque o valor de aumento de cada mês (para que a somatória dê o seu valor final). Depois, especifique as ações necessárias que você precisa fazer ou aprender para chegar nessa meta do mês, como: estudar sobre marketing, melhorar minha comunicação, melhorar minha imagem pessoal, dentre outros itens.

5- Crie uma rotina diária com todas essas novas ações e novos hábitos que precisam ser feitos todos os dias para chegar até o resultado. O momento mais importante é o momento do agora, do hoje, e você precisa nutrir todos os dias os seus novos hábitos para que, no final, você chegue no seu resultado.

6- Comprometa-se com o seu sucesso e satisfação pessoais. Sentir o progresso da rotina é perceber que está no seu processo rumo aos seus resultados.

Exemplo

Clara Damasceno é um exemplo de virada eficiente dessa chave. Realizar metas referentes ao trabalho era uma dificuldade. Com as dicas de Camila Oliver, a vida profissional dela mudou.

“Concluí a transição de carreira porque hoje eu tenho uma loja de joias, depois passei para coprodução, para o produto online, para o marketing, para a parte de social media e tudo mais. E vou concluir 100%. Quero ter o meu produto online e ajudar mais mulheres dentro do empreendedorismo. Estou com gás total e muito animada”, conta a gerente de execução.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*