
Uma nova pesquisa do Ipec, divulgada neste sábado (15), mostra que 62% dos brasileiros são contra uma possível candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição em 2026. No levantamento anterior, realizado em setembro passado, esse número era um pouco menor, 58%.
O instituto aponta que 35% dos entrevistados apoiam a tentativa de um novo mandato por parte do petista, uma queda em relação aos 39% registrados na pesquisa anterior. O estudo também indica que a rejeição à reeleição do atual presidente está presente até mesmo entre eleitores que o escolheram no segundo turno de 2022 – cerca de 30% desse grupo não gostaria de vê-lo novamente na disputa.
Entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), a desaprovação a uma nova candidatura de Lula chega a 95%, enquanto entre aqueles que anularam ou votaram em branco, o percentual é de 68%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de fevereiro, com 2 mil entrevistas distribuídas por 131 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O Ipec diz que o levantamento também buscou entender os motivos pelos quais os eleitores contrários à reeleição de Lula têm essa opinião. Entre as respostas espontâneas, a mais mencionada foi a insatisfação com o governo, citada por 36% dos entrevistados. Outros 20% justificaram sua posição com acusações de corrupção, enquanto 17% mencionaram a idade do presidente. Além disso, 11% acreditam que ele já teve tempo suficiente no cargo e 5% mencionaram o aumento de impostos.
Entre os que votaram em Lula em 2022, mas não querem que ele dispute novamente, 31% apontaram a idade como principal razão. Outros 27% afirmam que ele não tem feito uma boa gestão, e 14% defendem que é hora de renovar a liderança política do país.
Faça um comentário