IBGE inicia trabalho em Praia Grande com pesquisa urbanística do  entorno dos domicílios

As pesquisas com entrevistas dos moradores estão previstas para o início de agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o  trabalho do Censo Demográfico 2022 em Praia Grande. A partir desta  semana, será possível encontrar supervisores do IBGE pelas ruas da  Cidade em análise de características de território ou pesquisa  urbanística no entorno dos domicílios. Esta etapa do trabalho não  inclui as pesquisas de casa em casa, com entrevistas aos moradores,  que serão realizadas por recenseadores a partir do início de agosto.

O Censo demográfico é a principal fonte de referência para o  conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios  do País e o último levantamento, realizado em 2010, apontou uma  população de Praia Grande em torno de 262 mil habitantes. Com base nos  dados do Censo 2010, o IBGE estima que a população do Município esteja  em torno de 336 mil moradores. No entanto, a realização de um novo  Censo é primordial para um levantamento detalhado do crescimento exato  do Município.

A pesquisa urbanística do entorno dos domicílios é feita a partir da  observação da infraestrutura urbana das vias públicas. Serão  verificados os seguintes quesitos de urbanização: capacidade da via,  pavimentação, iluminação pública, bueiros e bocas de lobo, pontos de  parada de ônibus ou van, vias sinalizadas para bicicletas, existência  de calçada, obstáculos na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

A Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Planejamento,  fornece suporte ao IBGE, disponibilizando locais com acesso à internet  banda larga e condições de segurança para o trabalho dos técnicos do  Instituto. A Cidade possui quatro postos de coleta, posicionados em  locais estratégicos: Fatec (Boqueirão), Secretaria de Assuntos  Institucionais (Quietude), Termina Tatico (Mirim) e ETEC Extensão  Balneário Maracanã (Maracanã).

O levantamento do Censo 2022 em Praia Grande contará com 316  Recenseadores, 4 Agentes Censitários Municipais (ACM), 31 Agentes  Censitários Supervisores (ACS) e 3 Agentes Censitários do  Administrativo e de Informática (ACAI).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*