Homem é flagrado por câmeras ao tentar furtar delegacia durante a noite

Equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada e deteve o suspeito

Um homem foi preso na madrugada desta terça-feira (1º) enquanto  tentava furtar fios e equipamentos do ar condicionado do 2º DP de  Praia Grande. A ação foi impedida graças ao sistema de monitoramento  por câmeras da Cidade e à rápida ação da Guarda Civil Municipal (GCM),  que conseguiu flagrar o suspeito ainda no local.

As duas unidades são vizinhas e ficam na Rua Pernambuco, no Bairro  Boqueirão. Durante a madrugada, pelas câmeras da unidade de ensino, os  operadores do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais  (Cicoe) perceberam uma movimentação no local e passaram a monitorar,  notando quando o homem estava na laje da unidade policial, mexendo na  fiação.

Imediatamente, equipes da GCM se dirigiram ao local e conseguiram  deter o homem, que tentava fugir pulando o muro da parte de trás da  unidade. Ele estava com um alicate, que foi apreendido. O caso foi  encaminhado ao 1º DP onde o homem foi autuado em flagrante por furto  qualificado.

Em Praia Grande, todas as unidades de ensino, assim como as unidades  de saúde e de assistência social, entre outros prédios públicos,  dispõem do sistema de monitoramento, que já ajudou a prender e  identificar outros envolvidos em crimes semelhantes.

Atualmente, a Cidade conta com 3.034 câmeras instaladas em vários  pontos da Cidade, incluindo ruas e avenidas, viadutos, prédios  públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de  equipamentos esportivos, orla da praia e áreas ambientais. Os  equipamentos são dotados de modernos softwares como o de  reconhecimento de caracteres (cerco eletrônico) e reconhecimento facial.

 Já o Cicoe funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com  operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de  Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um  dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24  monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas  ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de  patrulhamento e atendimento de ocorrências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*