A Prefeitura de Guarujá promove, nesta sexta-feira (8), a 2ª oficina para discutir a criação do ‘Plano Municipal de Arborização Urbana’. A agenda é aberta à sociedade civil e acontece das 9 às 11 horas, sob a direção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam). O endereço é a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 521 – Centro.
Assim como na 1ª oficina, realizada no dia 14 de outubro, a Semam apresentará à população o objetivo do respectivo plano e ouvirá suas sugestões. A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) participa do processo, a partir de contribuições técnicas e auxílio no diálogo com a municipalidade.
O Município já tem um diagnóstico preliminar de sua floresta urbana e, inclusive, conseguiu iniciar o inventário arbóreo em 2022. Trata-se de um levantamento que no momento registra cerca de 16 mil árvores do perímetro urbano, cadastradas no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP).
Escuta ativa
O Município também vem consultando representantes de outras cidades, instituições e especialistas que já construíram ou ajudaram a implantar efetivamente o Plano Municipal de Arborização Urbana. A exemplo, no último mês de setembro, foram realizadas oficinas com a SBAU, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e outros convidados. Os demais setores da própria Prefeitura de Guarujá, como as secretarias de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Infraestrutura e Obras (Seinfra) e Educação (Seduc), participam do processo.
Meta
A meta da Administração Municipal é construir, com a contribuição da sociedade civil, um plano abrangente e sustentável. Além disso, o foco é expandir e promover a manutenção da arborização urbana, elevando a qualidade de vida da população.
Faça um comentário