Guarujá forma 180 novos agentes ambientais

Eles participaram de workshops presenciais e on-line e, ao todo, a Cidade já soma quase 600 munícipes capacitados

Guarujá agora conta com 180 novos agentes ambientais, graças a uma política pública que vem conquistando resultados importantes para o meio ambiente. É que a Prefeitura e a Organização Não Governamental (Ong) Espaço Urbano promoveram mais formações entre os últimos dias 5 e 7, por meio de workshops presenciais e on-line. A iniciativa tem parceria direta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) e o Governo Federal.

Os participantes, que obtiveram uma ajuda de custo, tiveram encontros presenciais, além de outros oito módulos on-line, com temas sobre responsabilidade social, coleta seletiva, reciclagem e reutilização de resíduos. Para o mobilizador social, Felipe Ferreira, que integra o novo time de formandos, entender o que é sustentável e reutilizável foi um dos principais aprendizados. Ele é morador do complexo da Prainha, em Vicente de Carvalho, e trabalha como ativista ambiental há cerca de 10 anos.

Felipe conduz um coletivo de 30 pessoas na comunidade em que mora e, destas, 25 delas também participaram da formação. “As incentivei assim que soube, porque acredito que esses conhecimentos trarão um efeito bastante positivo não só ao nosso bairro, como a todo o meio ambiente”, comemorou.

A diretora da Ong Espaço Urbano, Roseli Barbosa, reforçou que a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente não é apenas uma obrigação do poder público, mas sim um dever de cada cidadão. “Guarujá é pioneira no litoral do país e desde que aderiu ao projeto, em 2022, vem somando diversas conquistas. Um exemplo é o Oscar da Ecologia Brasileira, entregue pelas mãos da atual ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), Marina Silva”, destacou.

Quase 600 agentes ambientais

Atualmente, a Cidade soma 591 agentes ambientais. Isso porque o Município reforça as formações desde 2022, quando instituiu o Programa Recicla Guarujá, por meio da Lei Municipal 5.031/22, e a Prefeitura e a Ong Espaço Urbano, junto a patrocinadora Rede pela Circularidade do Plástico, vem promovendo as capacitações.

Eco lojas, ampliação da coleta seletiva e prêmios

Outro importante avanço é a ampliação da coleta seletiva. Já foram retiradas mais de 100 toneladas de resíduos recicláveis como plástico, papelão e óleo de cozinha usado por meio de feiras ambientais e as 15 Eco Lojas inauguradas. O Município também ganhou o 14º Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade, referência nacional como o “Oscar da Ecologia Brasileira”, e o Prêmio Boas Práticas-ODS do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*