Governador Doria participa de agenda sobre clima com os EUA

O Governador João Doria e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participaram de uma reunião virtual com o enviado especial para o Clima dos Estados Unidos (EUA), John Kerry. A videoconferência, que contou com a participação de outros seis governadores brasileiros, teve o objetivo de apresentar aos norte-americanos uma série de projetos em favor da mitigação dos impactos das mudanças climáticas, à proteção e recomposição florestal e bioeconomia no estado de São Paulo e outras partes do país, e captar recursos para projetos ambientais prioritários nos territórios.

“Eu acredito que tenha um alinhamento entre o recém anunciado plano de metas do presidente Joe Biden e as iniciativas que temos tomado aqui em São Paulo para melhorar a qualidade de vida dos nossos 46 milhões de habitantes. Nós acabamos de assinar um decreto governamental para integrar a ‘Race to Zero’ e ‘Race to Resilience’, campanhas da ONU para reduzir emissões de poluentes e mitigar efeitos das mudanças climáticas. Em novembro estaremos presentes na Confederação Climática da ONU (COP 26), em Glasgow, no Reino Unido e tenho certeza que teremos a oportunidade de estarmos juntos neste encontro”, disse Doria.

Por São Paulo, João Doria apresentou material sobre a proteção e conservação da Mata Atlântica do “Vale do Futuro”, programa paulista de fomento ao desenvolvimento sustentável na região do Vale do Ribeira. No início deste ano o governo do estado sancionou a nova lei do ICMS Ambiental, que prevê aumento dos recursos destinados à conservação ambiental, com destaque às Unidades de Conservação (UC). A ampliação da restauração florestal, associada ao fomento de florestas produtivas, permitirá ganhos substanciais para a proteção da biodiversidade, a regulação climática, a geração de empregos e renda e o avanço da bioeconomia.

O Estado de São Paulo atua de maneira alinhada a demais países do mundo no combate aos efeitos climáticos, relembrando a assinatura, em 20 de julho, do decreto em adesão às campanhas Race to Zero e Race to Resilience da Convenção Quadro do Clima da ONU, com o compromisso de apresentar um Plano de Ação Climática Net Zero – 2050 e um Plano de Adaptação Climática do Estado de São Paulo até 2022.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*