
Dia de comemorar os 18 anos de atividades do Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE)! Realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, o grupamento já atendeu mais de 20 mil alunos transmitindo conceitos sobre cidadania e estimulando a autoestima das crianças. Este ano, as atividades estão programadas para ter início no dia 17 de fevereiro.
Voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, o GAPE tem como objetivo trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade por meio da cartilha “Ensinando a Viver”. Para alcançar essa missão, os guardas municipais que atuam no projeto buscam valorizar os vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.
Em 2025 o conteúdo será ministrado em sete escolas municipais pelos guardas Eli de Moura Veronez, idealizador do projeto; Roberto Aparecido Silva, Alex Francisco Neves e Hewerton Ribeiro Clementino. E a novidade serão as palestras apresentadas também por integrantes do grupamento Guardiã Maria da Penha, com orientações sobre violência doméstica passadas de uma forma adaptada à faixa etária atendida pelo GAPE.
Ao longo dos anos, já foram mais de 20 mil alunos atendidos e, a cada ano letivo que se inicia, a expectativa é grande, conforme explica Veronez. “Serão 49 salas de aula atendidas este anom cerca de 1.500 alunos, e já estamos com o material pronto e as cartilhas sendo entregues nas escolas. É um grande presente iniciar mais um ano de ensinamentos com a criançada”.
O GAPE é realizado em parceria pelas secretarias de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e de Educação (Seduc). Além do curso nas unidades municipais, palestras também são ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.
Faça um comentário