Fundação Dom Cabral capacita executivos de empresas ligadas ao Porto de Santos 

Eleita uma das melhores escolas de negócios do mundo, presença na região é parte de uma parceria com a LGK Gestão e Governança; Fundação Dom Cabral qualifica lideranças de algumas das maiores organizações no Brasil e no mundo

Por meio da parceria com a LGK Gestão & Governança, que representa a instituição na região, a Fundação Dom Cabral auxilia empresas de diversos portes e ramos de negócios da Baixada Santista e ABC Paulista com a implantação de modelos de gestão e educação corporativa, incluindo no setor portuário. 

Entre as instituições deste setor atendidas pela LGK na Baixada Santista estão a VLP Transportes, Carpo Logistics, Terra Master, Grupo G. Pierotti e Alphamar. Criada há quase 50 anos, a Fundação Dom Cabral (FDC), eleita em 2024 como uma das 10 melhores escolas de educação executiva do mundo pelo jornal Financial Times, está presente nas empresas que atuam no Porto de Santos, o maior da América do Sul. 

Por meio de diversos programas da FDC, mais de 200 executivos foram capacitados no Litoral Paulista e no Grande ABC, regiões onde também atua, somente no ano de 2023. Dentro do seu portfólio, a LGK Gestão & Governança também atende empresas como a Unimed Santos, Quality Soluções em Alimentação, Grupo Tribuna e o Instituto ALMAI na Baixada Santista, o Grupo Borelli, Videira Transportes e a Nazca Cosméticos no Grande ABC.

Marcelo Néri, sócio e CEO da Alphamar, empresa que atua no mercado de agenciamento marítimo e operação portuária, aponta a parceria com a LGK – Fundação Dom Cabral como um divisor de águas na história da empresa:

“Em determinado momento, percebemos que precisávamos nos organizar melhor. Foi quando veio a decisão de formar parceria com a FDC. O conhecimento, a informação e a maneira como a Fundação trabalha nos projetos que traz para as empresas chamou muito a nossa atenção. No nosso caso, precisávamos estruturar a empresa na parte financeira, organizacional, na governança e em outras áreas. E essa estruturação foi muito boa, pois nos auxiliou no planejamento e, agora, sempre sabemos onde estamos em termos de previsibilidade”, afirma o CEO. 

No ranking do Financial Times, a Fundação Dom Cabral figura no 5º lugar em Programas Abertos e no 10º lugar em Programas Customizados. Ainda segundo o jornal, desde 2019, a instituição se mantém no top 10 das melhores escolas de negócios do mundo. 

 Em âmbito nacional, a Fundação Dom Cabral já prestou atendimento à alta liderança de algumas das principais empresas do Brasil, como o Grupo Votorantim, as instituições financeiras Bradesco e Itaú, a produtora de aço Gerdau e a Petrobras. No âmbito esportivo, apoiou também a gestão de alguns clubes de futebol, como a Sociedade Esportiva Palmeiras.

“A proposta da escola é, junto com os clientes, desenvolver estratégias para impulsionar a competitividade e os resultados, por meio de metodologias de eficácia comprovada, com impacto direto no crescimento da empresa”, explica o CEO da LGK Gestão & Governança, Ricardo Langanke. 

Parceiros para a Excelência (PAEX)

Entre as principais soluções da Fundação Dom Cabral está o PAEX (Parceiros para a Excelência), desenvolvido há mais de 30 anos com o intuito de combinar conhecimento estratégico e experiências práticas para promover um ambiente de aprendizado intensivo em rede dentro das organizações.

O cerne do trabalho realizado no PAEX é contar com o apoio de um professor disponibilizado pela FDC para ser o orientador técnico durante toda a jornada de aprendizado. Junto aos principais líderes da empresa, é feito um planejamento estratégico, traçando um mapa do que precisa ser realizado pela equipe para que a empresa atinja seus principais objetivos.

Uma das empresas que aderiu ao PAEX foi a G. Pierotti, empresa fornecedora a navios:

“Há dez anos, quando dividimos nossa empresa da Manusetto Pierotti, fundada por meu pai, começamos a atuar com um novo nome e sentimos a necessidade de modernizar nossos procedimentos, instalações e processos. Atuamos em nossa capacidade, até sentir as dores do crescimento e surgir a necessidade de um apoio mais técnico”, relata Geraldo Pierotti, presidente e sócio-fundador da empresa.

O empresário conta ainda que a adesão ao PAEX tem sido muito importante para que a empresa atinja seus objetivos: “A empresa vem crescendo com mais estrutura, melhores procedimentos e sempre com a ajuda da Fundação Dom Cabral. Pretendemos continuar com essa parceria por algum tempo até alcançarmos o nível de modernização e melhoria de processos que objetivamos quando começamos a G. Pierotti”, diz Geraldo.

Ao longo dos anos, mais de 3.500 empresas pelo Brasil já aderiram ao PAEX. Atualmente, a Fundação Dom Cabral conta com cerca de 560 empresas parceiras no Brasil, América Latina, Portugal e África, oferecendo um amplo portfólio de soluções que apoiam o desenvolvimento de organizações e executivos.

“O Grande ABC e a Baixada Santista são grandes polos empresariais, o primeiro com destaque na indústria automobilística e a segunda com o Porto e o polo industrial de Cubatão. Isso reforça a importância do nosso trabalho nessas regiões, formando lideranças estratégicas para contribuir com o desenvolvimento sustentável não apenas das empresas, mas também da economia e da sociedade como um todo”, finaliza Rogério Martins, CGO da LGK Gestão & Governança.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*