Frente Parlamentar em Defesa dos Ninhais dos Guarás-Vermelhos é criada para proteger área de preservação ambiental de Cubatão na Ilha do Tatu

De autoria do deputado Paulo Corrêa Jr, a iniciativa será lançada no próximo dia 20, às 10h, na Câmara Municipal de Cubatão

Ouvindo os anseios dos moradores de Cubatão, em específico aos entornos da Ilha do Tatu, sobre a instalação do Pátio de Caminhões da Autoridade Portuária de Santos (APS) e os impactos socioambientais, o deputado Paulo Corrêa Jr criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Ninhais dos Guarás-Vermelhos. A iniciativa será lançada em Cubatão no próximo dia 20 (quinta-feira), às 10h, na Câmara Municipal. Diante dos riscos que projetos e grandes empreendimentos representam para o equilíbrio ambiental da cidade, a propositura surge para, junto a demais autoridades, moradores e interessados, discutir a opção mais viável da instalação em outro lugar que não a área de proteção ambiental entre a interligação Anchieta-Imigrantes e a Estrada Metalúrgico Ricardo Reis.

O projeto propõe garantir a implementação de medidas de proteção ambiental para os ninhais dos Guarás-Vermelhos. Entre as principais ações estão a preservação do habitat natural, garantindo que os manguezais permaneçam como fonte de alimento e espaço seguro para a reprodução das aves; a restrição a novos empreendimentos em regiões ecologicamente sensíveis; e a redução da poluição.

Com sua plumagem vibrante e habitat natural em manguezais, o Guará-Vermelho é um símbolo da biodiversidade da região. No entanto, tal espécie está em extinção, e sofre com ameças como a degradação do habitat, poluição e caça ilegal. Com aproximadamente 500 aves e dezenas de ninhos ativos, Cubatão os abriga em uma Área de Preservação Permanente (APP), fundamental para a fauna e flora local.

“A preservação dos Guarás-Vermelhos e da Ilha do Tatu é uma luta não apenas ambiental, mas social e econômica. Cubatão já foi conhecida como a cidade mais poluída do mundo e lutou muito para mudar essa imagem. É um fator essencial para a sustentabilidade da cidade e o bem-estar da população. Vamos seguir trabalhando para que continue assim”, afirma Paulo Corrêa Jr.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*