Discutir a conexão eficiente dos distintos modais de transporte, desburocratização, parcerias público-privada e os gargalos que impedem o crescimento do setor de infraestrutura de transportes. Esses são eixos centrais do 1º Summit Connect Infra – Conectando transportes, aproximando o Brasil. Realizado pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), presidida pelo Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) o evento, que ocorre nesta sexta, 29 de novembro, vai reunir aproximadamente 500 pessoas, dentre autoridades, empresários e estudantes, no Parque Valongo, no maior porto da América Latina, o Porto de Santos.
Paulo Alexandre, que também preside a Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca
Santos-Guarujá, acredita que o mapeamento das fragilidades do setor é uma medida essencial para o planejamento estratégico de expansão e aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes. “De fato, precisamos falar sobre infraestrutura. Podemos fortalecer consideravelmente nossa economia ao otimizar o funcionamento de nossos modais de transporte. O Summit Connect Infra é o maior evento organizado pela FPPA e foi idealizado para reunir stakeholders de todo o país. Dedicamos muita energia nesse projeto e conseguimos registrar um sucesso de público”, detalha o parlamentar.
Durante o evento, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) assinará um protocolo de intenções com a Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), reiterando a importância de ações conjuntas e contínuas. “O aumento da produtividade e o crescimento da economia do PIB demandam investimentos em infraestrutura e, nesse sentido, os portos merecem uma atenção especial.
Desejo que este seminário avance em ideias e propostas para que nossos portos sejam ainda mais eficientes, contribuindo para reduzir o custo Brasil”, enfatiza Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ao final do evento, a FPPA entregará ao Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o documento ‘Carta de Santos’ com uma radiografia das fragilidades da área e possíveis soluções.
“A infraestrutura tem um papel fundamental em nossa economia. Ela gera renda, conecta transportes e aproxima o Brasil. Por toda essa importância, precisamos de uma legislação mais moderna que possa tornar o Brasil mais atrativo, proporcionar segurança aos investidores e, sobretudo, garantir uma participação maior do setor privado na área pública. Esse círculo virtuoso vai promover mais emprego e renda que são, verdadeiramente, a melhor política social existente, em qualquer país do mundo”, destaca Paulo Alexandre Barbosa, que é também primeiro vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT).
VISITA TÉCNICA
Pela manhã, no dia 29, será realizada visita técnica de parlamentares membros da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados (CVT) e da FPPA às instalações do Porto de Santos e do aeroporto de Guarujá. Os políticos discutirão avanços e boas práticas dos modais de transporte.
Faça um comentário