Formandos celebram certificação nos cursos de salgados e pizzas da Prefeitura de São Vicente

Capacitação gratuita incentiva geração de renda e fomenta empregabilidade

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) certificou, nesta sexta-feira (21), 40 alunos dos cursos de Salgados Assados, Fritos e de Fabricação de Pizzas em São Vicente. A cerimônia aconteceu no auditório do Fundo Social de Solidariedade (FSS), marcando a conclusão de mais uma capacitação profissional gratuita promovida pela Prefeitura, que contou com parceria do Senai e da Igreja Presbiteriana.

Durante as aulas, os então aprendizes passaram por treinamentos que englobaram técnicas modernas de preparo, armazenamento e comercialização dos produtos. Além da parte prática, o curso trouxe noções de gestão e empreendedorismo, preparando os alunos para atuação no mercado de trabalho ou para ingressarem no mundo empresarial.

Para Marmucer Coutinho Rangel, de 58 anos, essa certificação representa mais do que um diploma: um novo começo. “Estou muito grata. Fiz três cursos para me especializar e melhorar o que já faço. Moro aqui há pouco tempo, e fiquei impressionada com esse trabalho. Toda cidade deveria ter um projeto assim”.

Outro formando, Luís Araújo, de 60 anos, já possuía experiência em outras capacitações. Para ele, além do aprendizado técnico, o diferencial está no suporte oferecido. “Foi incrível o acolhimento que recebemos aqui. Quem ainda não conhece deveria conhecer. Meu motivo para fazer o curso foi mais pessoal, mas posso dizer que, para quem quer, essa capacitação oferece uma base muito sólida para entrar no mercado de trabalho ou até empreender por conta própria”.

O prefeito Kayo Amado destacou a importância desse momento para os alunos. “O momento da certificação é sempre muito especial, porque marca o encerramento de um ciclo e o começo de outro. É a prova de que eles começaram, terminaram e, agora, seguem para os próximos passos. Que eles possam sempre continuar participando e aprendendo”.

O secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Wanderson Barra, ressaltou que o acompanhamento por parte da Administração Municipal não termina com a entrega do certificado. “Essa é uma oportunidade pujante. Hoje, o Município necessita de caminhos para que as pessoas possam gerar renda e ser inseridas no mercado de trabalho. Além do curso, há suporte para abrir MEI e acesso ao Banco do Povo, que pode conceder empréstimos de até R$21 mil para novos empreendedores. Vamos acompanhar esses alunos, conectando-os a grandes parceiros para que consigam se empregar”.

Com apoio para formalização, crédito e acompanhamento, os formandos saem do curso com ferramentas para transformar conhecimento em novas oportunidades.

Oportunidades – Através do Fundo Social e da Setre, a Prefeitura de São Vicente segue oferecendo oportunidades de capacitação profissional, visando fomentar o empreendedorismo e qualificar o público para o mercado de trabalho.

No momento, a Setre está com vagas abertas para o curso de Informática Básica do Conecta SV. Mais informações podem ser conferidas na matéria.

Além disso, no dia 25 de março, das 18h às 22h, a Associação Comercial de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1238 – Parque Bitaru) será palco para um workshop gratuito entre empreendedoras que desejam aprimorar suas identidades de marca e fortalecer o posicionamento no mercado. O encontro irá pautar estratégias de impulsionamento dos trabalhos e construir um ambiente propício para troca de experiências profissionais. As pré-inscrições devem ser feitas no WhatsApp: (13) 99786-0317.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*