Acontece, nos dias 30 e 31 de julho, a Expo Um Porto Para o Futuro, no Concais, em Santos. O evento, organizado pelo Instituto AmiGu, contará com diversas palestras e a presença de lideranças femininas e fortes nomes da área portuária e econômica, como a diretora da ANTAQ Flavia Takafashi e a coordenadora-geral de Gestão de Portos SNPTA-Ministério da Infraestrutura, Fernanda Machado (confira a lista completa de participantes na agenda mais abaixo).
O foco é trazer para a população a oportunidade de debates sobre temas ligados a tecnologias exponenciais, aquelas que são capazes de mudar a vida de milhões de pessoas por meio de sua aplicação, entre elas a Inteligência Artificial, 5G, robótica avançada, IOT (Internet Of Things – Internet das Coisas em português), Blockchain e poder computacional.
Na ocasião, o Instituto AmiGU também apresentará tecnologias de ponta que irão interagir com as pessoas presentes no evento. O cão robô da fabricante chinesa Unitree e um veículo autônomo, desenvolvido a partir de Inteligência Artificial e Machine Learning, estarão presentes durante os dois dias de evento, fazendo um percurso programado de forma autônoma, e o time irá explicar como eles foram desenvolvidos.
Nas palestras, Conectividade Exponencial é o tema que abre o evento deste ano, com a fundadora do Juicy Hub, Ludmilla Rossi, programado para o sábado (30), e o qual tem como objetivo mostrar inovação social para acolher mulheres na Nova Economia, conectando instituições de classe e líderes de mercado a lideranças sociais. Serão abordados oportunidades, violência, preconceitos e uma rede de apoio jurídico. Participa também do debate Vanessa Keite de Souza, Presidente da ONG Amigos da ZN e Líder de Comunidades.
Ainda no sábado, o painel da tarde é o #PortoHackDelas, reunindo lideranças femininas dos portos de todo o país para construir uma agenda de apoio com iniciativas de inclusão. Essas iniciativas são focadas e direcionadas às mulheres nas áreas de gestão, operação e tecnologia no setor portuário. Neste dia, participam nomes como Flavia Takafashi, diretora da ANTAQ, Carolina Marchioli, VP e fundadora do HUB Mulheres no COMEX, entre outras.
Poucas pessoas conhecem o trabalho desenvolvido pelo Porto além da entrada e saída de navios e recebimento de grãos. Por isso, o painel Um Porto para Todos tem como objetivo abrir as portas do Porto para seu entorno e as cidades, explicando de forma didática as ações, oportunidades e como a sociedade pode se conectar com os portos.
Já no domingo (31), a Expo Um Porto para o Futuro abre com o tema Empregabilidade. Ele irá abordar como conquistar espaço de trabalho na Nova Economia e quais são os caminhos e estratégias, além de conectar essas informações a um networking para os interessados.
A transformação digital é um fenômeno em que as empresas acompanham as mudanças tecnológicas que acontecem com rapidez na sociedade. Por isso, o painel de Transformação Digital irá trazer uma visão de futuro do que a próxima onda de digitalização, a WEB3, deve trazer – e como podemos nos preparar.
No painel de Inclusão Digital, os participantes das oficinas de inclusão digital poderão apresentar os resultados dos trabalhos produzidos. O desafio é criar programas de inclusão com uso de tecnologias acessíveis que ajudem a gerar uma alavanca social.
“Este é um dos maiores eventos portuários e de inovação aberta já desenvolvido em Santos. Queremos proporcionar uma conectividade entre Porto e comunidade no entorno, trazendo soluções que agreguem nos processos portuários. Temos certeza, que esta ação terá uma importância imensurável para a cidade e estamos convidando todas as mulheres da cidade a virem prestigiar os debates”, destaca o fundador do Instituto AmiGu, Marco Riveiros.
A Expo Um Porto para o Futuro é aberta ao público, gratuitamente. Para fazer a inscrição, acesse o site www.umportoparaofuturo.org.br.
Porto Hack Santos
Em paralelo a Expo Um Porto para o Futuro acontecerá o Porto Hack Santos 2022, organizado também pelo Instituto AmiGu e pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra). O objetivo é criar um desafio de dois dias para encontrar soluções de tecnologia e negócios para otimização dos processos do Porto de Santos, com participação focada em mulheres. Serão 50 competidores em 10 times e 20 mentores de negócios trabalhando em 35 horas de jornada.
Dentro desse propósito, o Porto Hack Santos formulou dois desafios com base tecnológica: o PCS (Port Community System) e o Comex. O primeiro tem como objetivo desenvolver soluções para a integração entre terminais, recintos alfandegados e, assim, melhorar a performance das ofertas de serviços. No segundo, mulheres desenvolvem novos modelos de negócio de base tecnológica para melhorar a jornada de sucesso do cliente ao Porto.
O objetivo, conforme comenta o organizador do evento e fundador do Instituto AmiGU, Marco Riveiros, é aumentar a oferta de serviços dos terminais e recintos alfandegados aos seus clientes. A disputa, mentoria e avaliação será feita apenas por mulheres.
“Estamos focando na mulher, porque ela é o pilar para a inclusão digital, pois grande parte dos líderes de famílias de classe média e baixa é uma mulher. Queremos garantir que não só os filhos delas se profissionalizem, mas empoderar as próprias, já que são as provedoras da casa”, ressalta Riveiros.
Os critérios de avaliação serão: adequação ao tema, criatividade, qualidade do desenvolvimento, aplicabilidade e viabilidade da execução. Os competidores vão apresentar a solução no Santos Export em 3 de agosto, e o time vencedor irá levar para casa o prêmio de R$ 25 mil. Além disso, os participantes que se destacarem terão oportunidade de estagiar em empresas de tecnologia e logística da região.
Além dos desafios citados, e ainda com o propósito da inclusão sociodigital de famílias de baixa renda e mulheres na tecnologia, o Porto Hack Santos realizará duas oficinas com foco na inclusão, com um total de 30 participantes.
A Oficina 1 irá selecionar 15 jovens menores aprendizes de baixa renda do CAMPS para criar e demonstrar soluções para os desafios apresentados a eles.
Já a Oficina 2 fará a seleção de 15 alunas da Fatec em situação econômica precária. Elas passarão por um treinamento de CS e CX (Consumer Success e Consumer Experience – Sucesso do Cliente e Experiência do Cliente em português), usando a inteligência artificial para criar Chatbots.
O Porto Hack também apresenta tecnologias de ponta que irão interagir com as pessoas presentes no evento: o cão robô da fabricante chinesa Unitree e um veículo autônomo, desenvolvido a partir de Inteligência Artificial e Machine Learning, estarão presentes durante os dois dias de evento, fazendo um percurso programado de forma autônoma, e o time irá explicar como eles foram desenvolvidos.
Agenda do evento
Sábado (30/7)
12h – Abertura do Hackathon (evento fechado para convidados, inscritos e patrocinadores)
13h30 – Conectividade Exponencial
15h15 – Porto Hack Delas
17h – Porto Para Todos
Domingo (31/7)
10h – Empregabilidade
11h45 – Transformação Digital
14h30 – Inclusão Sociodigital
17h – Final do Hackathon
Palestrantes
30/7 às 13h30 – Painel Conectividade Exponencial
● Ludmilla Rossi, fundadora do Juicy Hub – mediadora e apresentadora
● Vanessa Keite de Souza, Presidente da ONG Amigos da ZN e Líder de Comunidades – debatedora
30/7 às 15h15 – Porto Hack Delas
● Jacqueline Wendpap, diretora executiva do Instituto Praticagem do Brasil – apresentadora
● Flavia Takafashi, diretora da ANTAQ – debatedora
● Carolina Marchioli, VP e fundadora do HUB Mulheres no COMEX – debatedora
● Fabiana Nascimento, primeira operadora de Portêiner do Porto de Santos – DPWorld Santos – debatedora
● Daria Chestina, ucraniana gerente de Marketing no Terminal de Grãos MMW (parte do grupo Posco International Corporation) no porto de Mykolaiv
● Fernanda Machado, coordenadora-geral de Gestão de Portos SNPTA – MINFRA – mediadora
30/07 às 17h – Um Porto para Todos
● Gabriela Heckler, gerente jurídica da EMAP/Porto do Itaqui – debatedora
● Natalie Nanini, Diretora de jornalismo, apresentadora no Bom dia Cidades e no Porto e Negócios – debatedora
● Marcelo Falcão, autônomo – debatedor
● Milena de Castro, gerente de comunicação da ABTRA – mediadora
31/07 às 10h – Empregabilidade
● Elaine Póvoas, diretora de marketing e alianças na inventCloud – apresentadora
● Jhenyffer Coutinho, CEO na Se Candidate, Mulher! – debatedora
● Flavia Marcon, gerente de marketplace do Magazine Luiza – debatedora
● Michele Junco, CTO B2Mamy – debatedora
● Tatyane Luncah, educadora de empresas e CEO da agência Grupo Projeto Digital – mediadora
31/07 às 11h45 – Transformação Digital
● Beatriz Rinn, CIO da Cisa Trading – apresentadora
● Claudia Marquesani, CIO Petz – palestrante
● Juliana Rodrigues, gerente de TI da Abtra – debatedora
● Mônica Gabriella, Group Product Manager – debatedora
● Angelino Caputo, diretor da Abtra – Mediador
31/07 às 14h30 – Inclusão Sociodigital
● Jéssica Felix, desenvolvedora Javascript – apresentadora
● Vanessa Keite de Souza, Presidente da ONG Amigos da ZN e Líder de Comunidades – debatedora
● Celso Azevedo, COO – I2A2 – Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée – debatedor
● Leonardo Delfino, CEO da Criando Valor Tecnologia & Inovação – debatedor
● Antonio Celso, Professor da Fatec São Paulo – debatedor
● Marco Riveiros, fundador do Instituto AmiGU – mediador
Sobre o Instituto AmiGU
O Instituto AmiGU de Inclusão Sociodigital trabalha com pessoas de baixa renda e principalmente mulheres com foco para a Nova Economia.
Seu objetivo é promover a formação de Resolvedores nas comunidades em todo o país, em especial em regiões portuárias pelo projeto Um Porto para o Futuro.
A entidade destina 100% das receitas líquidas para ações que tornam pessoas parte do problema e parte também da solução pela Educação.
Sobre a ABTRA
A ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) é uma das mais tradicionais associações empresariais portuárias do Brasil, atuando há mais de 30 anos defendendo os seus interesses comuns junto aos órgãos reguladores, fiscalizadores e formuladores de políticas públicas para o setor portuário nacional.
Sobre o Concais
O Concais, Terminal de Cruzeiros Marítimos do Porto de Santos, é o maior e mais moderno terminal de passageiros da América Latina, com 42 mil m². Inaugurado em 1998, em 24 anos recebeu 11 milhões de passageiros, 5 milhões de tripulantes e mais de 300 navios, cada vez maiores e mais modernos. O Concais é considerado a porta de entrada dos cruzeiros marítimos no país, sendo responsável por 65% dos embarques de passageiros nas temporadas, o que o torna uma referência no cenário nacional.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.
Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.
A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quarto ano consecutivo
Sobre a DP World Santos
A DP World Santos é a empresa responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP).
Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona mais de 1.200 empregos diretos e 5.000 indiretos. Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 1.100 metros de cais e uma área total de 845.000 m2 e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEU (unidade equivalente a um container de 20 pés) e 3,6 milhões de toneladas de celulose. Mais informações no portal www.dpworld.com/santos
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