Europa deve se preparar para guerra iminente, diz premiê polonês

Donald Tusk, primeiro-ministro polonês, expressou preocupação com a situação na Europa, alertando para o fato de que o continente entrou numa “era pré-guerra” desde a invasão russa à Ucrânia. Tusk destacou que a ameaça de conflito é real e que qualquer cenário é possível neste momento, algo não visto desde o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945.

Segundo o Deutschwelle, ele afirmou que a invasão russa da Ucrânia, que completou dois anos, marcou o início de uma nova era na Europa, caracterizada pelo aumento da produção de armas e pela preocupação com a segurança das fronteiras. Tusk ressaltou que é fundamental que a Europa esteja mentalmente preparada para defender suas fronteiras e territórios.

Além disso, Tusk observou uma mudança na mentalidade europeia, segundo a qual a necessidade de uma defesa comum não é mais questionada.

Diante das incertezas em relação à posição dos Estados Unidos sobre a OTAN, especialmente com as opiniões céticas expressas pelo ex-presidente Donald Trump, Tusk enfatizou a importância de nutrir as relações transatlânticas, independentemente de quem esteja no poder nos EUA.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*