EUA vão revisar regulamentação para lidar com aumento de lixo espacial

Com a órbita da Terra cada vez mais cheia de satélites, uma agência do governo dos Estados Unidos informou que começará a revisar as regras sobre descarte de lixo espacial e outras questões, como reabastecimento de satélites e inspeção e reparo de espaçonaves em órbita.

“Acreditamos que a nova era espacial precisa de novas regras”, disse a presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), Jessica Rosenworcel, após a decisão, acrescentando que as regras atuais “foram majoritariamente construídas para outra era”.

Ela disse que a FCC precisa “garantir que nossas regras estejam preparadas para a proliferação de satélites em órbita e novas atividades em nossas altitudes mais altas”.

A FCC também planeja buscar “novas maneiras de limpar detritos orbitais. Afinal, existem milhares de toneladas cúbicas de lixo no espaço”, acrescentou Jessica. A FCC analisará “o potencial para funções de remediação e remoção de detritos orbitais que ofereçam perspectivas de melhoria para o ambiente de detritos orbitais”.

Em novembro, a agência concedeu uma licença experimental à NanoRacks LLC para comunicações com um componente experimental anexado ao segundo estágio de um veículo de lançamento SpaceX Falcon 9 “para demonstrar o corte de metal no espaço”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*