Estudantes e Profissionais da Educação participam do primeiro Simpósio de Tecnologia Educacional em Santos

Promover a troca de experiências com foco nas práticas inovadoras e avaliar os impactos positivos no aprimoramento da infraestrutura tecnológica nas escolas, implementada pelo projeto ‘Santos do Futuro’ – uma parceria entre Secretaria de Governo (Segov) e Secretaria de Educação (Seduc). Esse foi o objetivo do Primeiro Simpósio de Tecnologia Educacional ‘Construindo Caminhos para uma Aprendizagem Eficaz e Inovadora: Estratégias e Abordagens em Tecnologia Educacional Digital’, realizado no Teatro Guarany.

Durante todo o dia, os participantes puderam assistir à palestra ‘Desafios da Educação Digital’, conferir as apresentações de boas práticas, o Projeto MIT Parquinho Tecnológico e entrar em contato com as evidências da Jornada Formativa ‘Construindo Pontes Digitais: Tecendo Redes de Conhecimento, Criatividade e Inovação’/Senutec.

A chefe da Seção Núcleo Tecnológico Educacional, Cristiane Domingues contou que “a ideia surgiu como uma forma de anunciar todo o trabalho que a secretaria faz para implementação das tecnologias educacionais digitais na rede municipal. Então a gente entendeu que precisava anunciar isso porque a implementação de cultura digital é paulatina, ela acontece no dia a dia, não vai ser de forma abrupta. O Simpósio, além de ser uma culminância do trabalho, é um fechamento de um ciclo de 4 anos de trabalho, uma forma de estimular, de provocar, de provar que é possível”, comentou.

A palestra de abertura foi com o editor de publicações e produtor de conteúdos de multimídia e internet, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional, palestrante, autor de livros infantojuvenis e artigos de educação e tecnologia, criador de jogos de entretenimento, softwares educacionais, sites e aplicativos culturais, educacionais e corporativos Carlos Seabra. O tema do encontro foi os ‘Desafios da Educação Digital’. Para Seabra, falar de educação digital nas escolas é uma prática obrigatória. “O mundo hoje não é só feito de átomos, ele é feito de bits. Como falado na palestra, a gente come os átomos do feijão, mas o preço que a gente paga é feito em bits. Então, é cada vez mais importante a gente entender e formar a cidadania digital. Esses jovens, que hoje em dia já são influenciados pelas redes sociais, têm que ser preparados para que não entrem em um mundo de alucinação, porque você tem vários interesses nesse mundo digital. A escola tem que ajudar a aprender todas as matérias e entender o mundo em que vivemos, que cada vez tem mais desafios”, explicou.

Para a secretária de Educação, Cristina Barletta, o Simpósio é um marco na história da Seduc. “Agradeço a todos os envolvidos nesse evento que demonstra o quanto avançamos no que diz respeito à educação digital e à infraestrutura das nossas escolas, com a implementação do ‘Santos do Futuro’. É sempre importante termos um momento de reflexão para pensarmos a educação dos nossos alunos. E, o que temos visto, é que nossos professores do Parquinho Tecnológico, por exemplo, têm feito um trabalho de excelência, que pode ser conferido na mostra realizada nesta semana na UME Colégio Santista. Todos estão de parabéns!”, comentou Cristina Barletta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*