Estudantes de Santos participam de ação de alerta sobre violência sexual a crianças e adolescentes

“As pessoas se sentem fortes e com coragem de denunciar”. Essa foi a avaliação da estudante Maria Eduarda Foly, de 14 anos, após participar de uma ação de conscientização sobre o Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual infantil e infantojuvenil. A iniciativa aconteceu com alunos da UME José Carlos de Azevedo Júnior, no bairro São Manoel.

A atividade faz parte do projeto ‘De mãos dadas com a sexualidade’, feito em uma parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Governo (Segov), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Infância e Juventude (Cojuv). A prevenção da violência sexual é trabalhada com crianças, adolescentes, pais e responsáveis, utilizando linguagem adequada, por meio de conversas e palestras. Todas as unidades municipais podem participar mediante solicitação à Cojuv.

Alunos, professores e colaboradores andaram pelo entorno da escola com cartazes, distribuindo cartilhas, feitas em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e conversando com os moradores. Eles também fizeram visitas à policlínica e ao centro de convivência do bairro, organizadas pela assistente social Susana Rosário, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

“É uma coisa muito boa porque conscientiza muitas pessoas aqui do bairro, que não conseguem denunciar por conta de ameaças. É legal ver alguém conversando sobre isso”, completou Maria Eduarda.

A chefe de políticas para infância e juventude da Cojuv e educadora em sexualidade, Christiane André, afirmou que a iniciativa é de extrema importância para que a comunidade saiba sobre o mês de combate a essa violência. “Precisamos que as pessoas se conscientizem. Por isso, realizamos esta mobilização e divulgamos os telefones para denúncia. Tudo isso ajuda a população a se apropriar do assunto”, explicou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*