Estudantes da faculdade de Direito conhecem a rotina administrativa no Procon Unimes

Os estagiários podem assistir à conciliação mediada nas audiências realizadas no posto avançado

A relação entre consumidores e fornecedores tem um ponto de encontro em Santos: a unidade do Procon, localizada na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), e boa parte do que acontece no local vira tema para aprendizagem. No último dia 1º de setembro, estudantes da Faculdade de Direito da instituição acompanharam uma audiência em defesa do consumidor na unidade.

A atividade é recorrente e acontece durante todas as sextas-feiras, dia também em que são realizadas as audiências de conciliação para solucionar uma reclamação do consumidor.

No local, o objetivo é fazer com que o aluno conheça e entenda a esfera administrativa do Direito do Consumidor, assistindo à negociação que é sempre mediada pelos advogados, os quais contam com o auxílio e participação dos estagiários do Procon Unimes, para chegar a um acordo amigável entre consumidor e fornecedor.

Para o professor Rafael Quaresma, integrante das cadeiras de Direito do Consumidor, Hermenêutica e Direito Civil da instituição, o posto avançado Procon Unimes é uma excelente possibilidade para os alunos ampliarem o conhecimento acadêmico e unir teoria à prática ao longo da sua formação.

“Durante as visitas e o estágio, a chance de aprender no dia a dia é enorme. Situações que não existem em sala de aula, como a habilidade no atendimento ao público, são desenvolvidas pelos estudantes, que passam a ter uma formação mais sólida e completa, além de mostrar ao estudante a existência de um nicho de mercado, seja para atuar como mediador, conciliador ou técnico em relações de consumo”, afirmou Quaresma.

Além dos encontros direcionados aos bacharelandos, os estudantes da Faculdade de Direito da Unimes, a partir do terceiro semestre, podem estagiar na unidade.

Atividades extracurriculares

Visitas, atividades práticas e saídas técnicas compõem o calendário de metodologias da Faculdade de Direito da Unimes. Assim como as visitas semanais ao Procon, diversos professores da instituição organizam a grade curricular com atividades além da sala de aula. Um exemplo foi a visita ao Museu da Polícia Civil, em São Paulo, realizada em agosto, que levou 40 alunos para o espaço de memórias.

Compartilhando a mesma opinião do  coordenador do curso, Dr. Ramon Mateo Junior, a pró-reitora Elaine Marcilio afirma que ações acadêmicas como essas fortalecem ainda mais as lições aprendidas em classe. “É uma chance para os alunos reforçarem na prática conhecimentos específicos do curso e ainda despertarem gosto por aprender. Explorar o conhecimento além do conteúdo curricular desperta curiosidade intelectual no estudante”, garante Elaine.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*