Estado reafirma parceria com PG no desenvolvimento de políticas para pessoas com deficiência

Para debater importantes ações de acessibilidade e de inclusão, além de reafirmar a parceria com Praia Grande no desenvolvimento de políticas voltadas para a pessoa com deficiência, o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, realizou visita a Cidade . O representante do Estado foi recebido no Paço Municipal pela prefeita Raquel Chini, que apresentou os trabalhos já desenvolvidos em Praia Grande e destacou a importância dessa ação conjunta com o Governo do Estado para sempre poder oferecer o melhor serviço público para a população.

Participaram da reunião também o presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas, Guilherme de Almeida; e demais membros da entidade, Marcelo Ataide Garcia e Arthur Ataide Ferreira Garcia.

Segundo dados da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com base em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Praia Grande conta atualmente com 28.459 pessoas com deficiência, todas sendo atendidas por projetos e ações voltadas ao público.

O secretário estadual explicou que durante 20 anos frequentou muito a Cidade, uma vez que sua família tinha casa no local. “Tenho muito carinho por Praia Grande. E quando eu fui presidente da OAB de São Paulo, estive à frente da entidade por duas gestões, eu fiz um ranking das praias do Estado em relação à acessibilidade e a que demonstrou maior preocupação com a pessoa com deficiência foi Praia Grande. E não só na acessibilidade no que diz respeito à cadeira anfíbia na orla, mas também à questão de hotelaria, de ruas com condições melhores de mobilidade, entre outros”.

Marcos da Costa destacou ainda a parceria do Estado nas ações que estão sendo desenvolvidas e que ainda poderão vir a acontecer em Praia Grande. “Eu sei que a prefeita Raquel Chini, pelo trabalho que vem desenvolvendo, também tem um grande carinho pela causa. E o Governador Tarcísio de Freitas pediu que eu transmitisse seu abraço à prefeita e dizer que vamos trabalhar juntos em prol da população com deficiência de Praia Grande”, concluiu.

A prefeita Raquel Chini destacou o quão importante é saber que o Município pode sempre contar com o Estado para desenvolver juntos ações públicas voltadas para a pessoa com deficiência. “E o Governo do Estado pode também sempre contar com a Cidade para desenvolver trabalhos que possam dar ainda mais oportunidades, visibilidade, dignidade e serviços para esse público. Praia Grande segue trabalhando para oferecer sempre o melhor para as pessoas com deficiência”, completou.

Ações em Praia Grade – A Cidade realiza constantes ações para garantir mais acessibilidade e inclusão aos seus moradores. Dentre os destaques está a Residência Inclusiva, unidade destinada a pessoas com múltiplas deficiências, que dependem da ajuda de terceiros para as atividades do dia a dia, como se alimentar, tomar banho e trocar de roupa. A Residência Inclusiva tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária.

O Centro Dia PCD, Antônio Tavares de Santana, oferece atividades, passeios e vivências para inclusão social de pessoas com os mais variados tipos de deficiência. No centro, as pessoas com dependência severa que não têm condições de autocuidado e precisam de auxílio para todas as atividades da vida diária recebem o apoio necessário para tornar estas tarefas mais fáceis.

Nas demais unidades dos serviços sociais como Programa Conviver, Programa de Integração e Cidadania (PIC), Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPI Lar São Francisco de Assis) e Centro Dia (Creche do Idoso), a inclusão de pessoas com deficiência física é habitual, com acesso aos cursos e demais atividades dos serviços. As unidades contam com adaptações físicas que permitem acessibilidade a diversos públicos.

Além disso, os projetos realizados em Praia Grande na área de Habitação também contemplam acessibilidade. A seleção das famílias nos programas municipais é altamente inclusiva, com prioridade para idosos, pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, entre outras.

Na área de saúde pública, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Joanna Imparato atende pacientes de todas as faixas etárias. Crianças, adultos e integrantes da melhor idade são beneficiados com amplos consultórios e modernos equipamentos destinados ao tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada a sua condição física e mental.

O CER tem salas e consultórios específicos para: fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem, assistência social, avaliação, triagem e acolhimento. Outros destaques são o refeitório, horta, áreas de convivência, específica de embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de espaço de leitura e brinquedoteca. Um diferencial fica por conta da implantação da sala de Atividade de Vida Prática. O local possui equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão, armários. Toda essa estrutura para oferecer aos atendidos autonomia nos afazeres diários.

As obras de revitalização e reurbanização realizadas na Cidade sempre visam priorizar vias mais acessíveis e que permitam melhor mobilidade urbana de todos. Dentre as obras sempre realizadas atualmente está a revitalização do trecho conhecido popularmente como Calipal (Eucaliptal), que contempla as Ruas Sérgio Gregório e João Roberto Correia, no Bairro Vila Sônia, que está sendo reurbanizado. Dentre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, as calçadas no local receberão piso intertravado, no mesmo padrão das executadas na Avenida Presidente Kennedy, além de adequação de acessibilidade para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Além deste local, as obras de construção do Parque Vila São Jorge também contam com acessibilidade. Dentre outras coisas, a mobilidade terá destaque com áreas em piso tátil (que servem para orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão) e quando houver mudança de direção entre uma ou mais linhas de sinalização tátil, será instalada área que indica que existe alternativas de trajetos.

E para oferecer um sistema de transporte público coletivo mais democrático, Praia Grande tem constantemente investido em veículos acessíveis. Com isso, atualmente 100% da frota de linhas municipais contam com elevadores para cadeirantes na entrada central. Todos possuem espaço para cão guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho para idosos, pessoas com deficiências, gestantes, mães com crianças de colo e obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da ABNT-NBR, que indica especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*