Estação mais quente do ano pode trazer problemas urinários

Urologista Fábio Atz faz alerta para os cuidados durante o verão

Sol, praia, calor, verão! Ele veio com tudo! E você sabia que, se não se cuidar, pode ter problemas durante a estação mais quente do ano? A regra de ouro é sempre se hidratar e beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Mas, muita gente esquece da ingestão de líquidos, ou pior, prende o xixi.

E isso pode trazer problemas. Além de fazer mal para a bexiga, pode causar infecção urinária.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 80 a 85% das infecções urinárias são causadas pela bactéria Escherichia coli (E. Coli). Os demais casos são associados a outras bactérias.

Os sintomas são: dores no baixo ventre e sensação de bexiga cheia. Ardência na hora de urinar e um odor forte também são recorrentes.

Conforme o urologista Fábio Atz, é importante sempre levar uma garrafinha de água para a rua e toda vez que sentir vontade ir ao banheiro para evitar problemas. “O ideal é ir a cada três horas pelo menos, para evitar o acúmulo na bexiga e causar infecção. Já em caso de ardência, dor ou coloração forte, é bom procurar um médico que vai pedir um exame para saber se está tudo bem”.

O urologista explica que a Infecção do Trato Urinário (ITU) atinge mais as mulheres, porém, também acomete os homens em qualquer idade. Os tipos mais comuns podem acometer a bexiga (cistite), a uretra (uretrite) e os rins (pielonefrite).

 “O tratamento é feito com antibióticos e para cada caso recomendamos um medicamento específico. É importante também alertar as pessoas a não se automedicarem e procurar atendimento médico a qualquer sinal de incômodo. Um remédio errado pode trazer um problema de saúde ainda maior”, conclui o médico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*