Especialista em Cibersegurança dá dicas de como evitar golpes em compras online de Natal

Em 2023, 80 mil pessoas foram vítimas de golpes em compras online no Brasil, segundo levantamento do site E-commerce Brasil

Com a aproximação do Natal, muitos consumidores correm contra o tempo para finalizar suas compras. Quem quer evitar lojas lotadas, geralmente recorre à comodidade das compras online. No entanto, é melhor não se afobar e pesquisar com cautela antes de comprar, pois cibercriminosos aproveitam para aplicar golpes em compras online, o que requer atenção dos consumidores.

Segundo o site E-commerce Brasil, em 2023, 80 mil pessoas foram vítimas de golpes online no Brasil. Ainda de acordo com o site, entre os golpes mais aplicados estão o do falso pagamento (54%), no qual cibercriminosos enviam comprovantes falsos de depósito boletos de pagamento de lojas falsas; Invasão de conta (22%), no qual o usuário e senha são adquiridos para compras fraudulentas e, em terceiro lugar, anúncios falsos (21%), no qual criminosos anunciam produtos que não existem, solicitam um pagamento antes do envio e deixam de responder.

O especialista em cibersegurança da Piersec, Alex Vieira, afirma que o risco de fraudes e golpes aumenta durante o período de festas. Por isso, ele dá dicas de como evitar golpes nas compras online:

“Antigamente, se falava no certificado SSL, o ‘cadeado’ no canto do site do site – verificá-lo é importante, mas não o suficiente. Por isso, é preciso checar o endereço do site, se corresponde à loja verdadeira e se é conhecida”, alerta Alex.

O especialista recomenda, ainda, fazer o pagamento dos produtos via Pix, e evitar boletos. “No caso do Pix, o Banco Central tem o mecanismo para fazer o estorno do valor caso você caia em um golpe, e o cartão de crédito também. Em pagamentos via boleto, é bem mais difícil resolver casos de fraude. Outra dica importante é que, apesar desta ser a época dos descontos, desconfie quando os valores forem baixos demais para aquele produto e pesquise preços com antecedência”, afirma.

Por fim, outra recomendação do especialista é consultar o site ReclameAqui. Ao entrar na página da empresa, é possível encontrar uma nota e reclamações dos consumidores a respeito dos serviços ou produtos. “Ali é um bom indicador para saber se você está comprando em um site confiável ou não”, finaliza.

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